Riqueza cultural de MG é tema do FIC

O Festival Internacional de Corais (FIC) promove a cada ano uma temática específica. Nesta edição de 2023, o tema do festival será Minas Gerais, Estado reconhecido e admirado internacionalmente por sua riqueza cultural´, importância histórica e belezas naturais.
O lançamento do FIC 2023 será realizado hoje, às 17 horas, na escadaria do Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, um dos mais frequentados pontos turísticos da capital mineira. A abertura terá apresentação do Coral Ensaio Aberto, Coral Puer Singers, da cantora Julia Ribas e dos cantores e instrumentistas Mamour Ba e Sérgio Pererê, com as presenças do secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e do secretário de Cultura de Pirapora Alan Gitirana. As apresentações serão abertas ao público.
No dia 3 de março acontecerá a abertura do FIC Minas em Pirapora, no Norte de Minas, com shows de Júlia Ribas e banda, Sérgio Pererê e banda e participação do Coral Freedom de Pirapora, na Praça da Estação, a partir de 20 horas, com entrada franca.
Fechando a participação do FIC Minas em Pirapora, no 4 de março, às 20 horas, na mesma Praça da Estação, o público poderá assistir aos shows do violeiro Chico Lobo e banda – Mamour Ba e African Vozes, também com entrada franca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No intuito de difundir o canto-coral, o Coral da Fundação Puer Singers foi criado pelo maestro Paulo Ricardo Castro Costa no ano de 2010. Desde então, nos últimos oito anos o coral tem se apresentado dentro e fora do estado, com um repertório totalmente eclético, passando por todos os períodos da história da música até atualidade e hoje é coro postulante à Federação Nacional e Internacional Pueri Cantores. Desde sua fundação, este coro tem tido uma notoriedade relevante pelo alto nível técnico de escolha do seu repertório e execução do mesmo. Sob os pontos de vista técnico e artístico, o Coral Puer Singers apresenta um repertório eclético, formado por composições de todos os períodos da história da música mundial, incluindo a música brasileira profana, popular e erudita do período colonial ao contemporâneo. O Coral Puer Singers retorna às atividades deste ano após sua primeira turnê internacional na Itália em dezembro de 2022.
A ideia do Coral Ensaio Aberto de Belo Horizonte surgiu há oito anos, durante a realização dos eventos promovidos pelo maestro Lindomar Gomes: o FIC, o FIC Natal, o Dia de Minas, solenidade de comemoração da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto e festivais de Caetanópolis, Itabira, Itabirito, Nova Era, Pedro Leopoldo, São Vicente e Santana do Riacho. Os participantes, de diversas faixas etárias, são integrantes de corais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), praticando o canto coral de forma festiva e sublime. Os ensaios ocorrem aos sábados de 11 às 12 horas no salão da Igreja São José.
O Coral do Estúdio Freedom é realizado desde 2020 pela cantora lírica e professora Kenia Freedom, como parte das atividades educativas ministradas aos alunos do estúdio. A iniciativa busca levar os alunos para a vivência nos palcos bem como o trabalho em equipe e os desafios da combinação de vozes. Fazem parte do coral crianças, jovens e adultos alunos do estúdio e membros da comunidade piraporense.
O multi-instrumentista e compositor senegalês Mamour Ba investiga ritmos tradicionais do continente africano. Sérgio Pererê é cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical. Filha do músico Marku Ribas, a cantora, compositora e multiartista Júlia Ribas já completou 25 anos de carreira.
Ouça a rádio de Minas