Variedades

Rota Frango e Cachaça vai ser lançada no Circuito das Grutas em Minas

Lançamento oficial será no dia 21 de setembro, no Monumento Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas
Rota Frango e Cachaça vai ser lançada no Circuito das Grutas em Minas
Foto: Divulgação Circuito das Grutas

Unir duas delícias de Minas Gerais ao circuito estonteante de visitação às grutas mineiras. Essa é a ideia da Rota Frango e Cachaça, que vai ser lançada oficialmente no dia 21 de setembro, no Monumento Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na região Central. A partir dessa data, todo o público poderá se deliciar com os pratos e provar as bebidas da Rota Frango e Cachaça. Participam 30 restaurantes e seis cachaçarias/destilarias das seguintes cidades: Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.

A rota foi idealizada e estruturada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, mais conhecida como Circuito Turístico das Grutas em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas. Tudo começou com o projeto De Volta às Origens – Rotas Turísticas do Circuito das Grutas, que visa promover cinco rotas turísticas complementares à Rota das Grutas Peter Lund. E uma delas é justamente a Frango e Cachaça, que traz o frango em suas diversas formas de sabores e fazeres, seja a partir do preparo tradicional no fogão a lenha ou na releitura de chefs, mas sempre harmonizado com bebidas tradicionais no território, como as cachaças produzidas nas fazendas, alambiques e destilarias do Circuito Turístico das Grutas. “Como iniciativa para aumentar a visibilidade, a Rota Frango e Cachaça chega como possibilidade de diversificação da atividade turística no Circuito Turístico das Grutas, tendo como foco a gastronomia regional”, ressalta a presidente da IGR Grutas, Mariela França.

O Senac Minas abraçou o projeto e proporcionou a estruturação técnica para que a gastronomia brilhasse como atrativo turístico. Foram oferecidos treinamentos e capacitações para toda a cadeia produtiva. “Foram quase 700 pessoas em treinamentos de um modo geral, ou seja, as consultorias individuais dentro dos estabelecimentos para alguns ajustes e orientações sobre os pratos e também os treinamentos em áreas como hotelaria, bares, restaurantes, preparo de drinks, de cafés e para garçons e atendentes. Enfim, houve uma série de treinamentos que vai contribuir para o sucesso do desenvolvimento da Rota Frango e Cachaça”, analisa o coordenador da Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, Chef Edson Puiati.

Puiati ressalta também a importância de todo esse processo para a cadeia produtiva: “A área de turismo e hospitalidade é uma cadeia produtiva única. Com uma rota estruturada, passamos para o turista e para os visitantes esta sinergia de que tudo, ou pelo menos a maioria do que eles estão vivenciando, é uma construção local, daquela comunidade, daquela região. Então, eu considero que isso fortalece, sem dúvida nenhuma, a cadeia produtiva e estou muito confiante de que a Rota Frango e Cachaça será um sucesso tremendo e expressa de uma forma muito séria, concreta e real a nossa cultura do frango dentro do Estado”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Primórdios da Gastronomia Mineira

A Rota Frango e Cachaça participou do Programa Senac Primórdios da Cozinha Mineira, que existe desde 2010, e busca entender e registrar como se formou a cozinha mineira em cada território onde atua.

“Quando você vê a força do frango na região, o quê que o frango significa? O frango está intimamente ligado ao modo de vida nesse território. Trazido pelos portugueses, era um alimento de grande apreço da família real: alimento preferido do Dom João VI e de Pedro II. O frango se tornou a comida do encontro, entre as minas e as gerais, que é o território do Circuito das Grutas. Toda essa cultura traz uma diversidade muito grande nos modos de preparo do frango. Nos 30 restaurantes, não encontramos um único preparo igual ao outro, o que o torna uma marca de origem nesse território. Com relação à cachaça, usada em um trago antes da refeição ou em drinks, é mais uma forma bem mineira de valorizar o prato”, relata a coordenadora do programa, Vani Fonseca.

O frango é, portanto, um fator de desenvolvimento econômico local e representa a cultura daquele território.

Lançamento também nacional

O evento de lançamento na Gruta Rei do Mato no dia 21 de setembro é exclusivo para imprensa, agentes e operadores de viagem, trade turístico, parceiros e associados que compõem o Circuito Turístico das Grutas, com a apresentação dos restaurantes, pratos e cachaçarias participantes. Depois disso, nos dias 26, 27 e 28 de setembro haverá o lançamento nacional da Rota Frango Cachaça no stand Minas Gerais, na Feira de Negócios e Turismo da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a maior feira para agentes de viagens da América Latina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas