Rua de Ouro Preto está entre as mais belas do mundo

Uma das ruas mais famosas de Ouro Preto, na região Central de Minas, foi eleita entre os seis endereços mais belos do mundo, segundo a plataforma de viagens Booking. O lugar, mais conhecido como Rua Direita, antigamente ligava as matrizes de Antonio Dias e do Pilar, passando pela Praça Tiradentes.
“O mundo romano sempre teve uma rua direta. E a palavra direita vem da palavra direta. Ou seja, que vai direto de um ponto ao outro. Já no caso da vilas portuguesas, sai da igreja e vai para um ponto central, geralmente um palácio ou uma prefeitura”, diz o escritor e historiador José Efigênio.
“No caso de Ouro Preto, a rua Direita está é interligada de uma igreja a outra, em dois polos que se unem ao centro que é a Praça Tiradentes. Na praça, à esquerda está a Casa de Câmara e à direita está o Palácio dos Governadores”, acrescenta.
De acordo com o historiador, o endereço tem um nome correto, mas nem sempre de uso pelos moradores. “A rua se chama Conde de Bobadela e ela serviu de moradia para os barões e baronesas. É uma rua também marcada pela beleza da arquitetura colonial dos casarões e dos antigos comércios do século XVII”, explica.
Quanto ao nome de Conde de Bobadela, o especialista conta que se trata de um reconhecimento público. A homenagem ocorreu em memória do ex-governador da capitania do Rio de Janeiro, António Gomes Freire de Andrade. Ele ocupou o cargo de 1733 a 1763 e foi, portanto, o primeiro a carregar o título de “Conde de Bobadela”, instituído pelo rei José I de Portugal no ano de 1758.
Quais são as outras ruas mais belas do mundo?
Segundo o ranking elaborado pela plataforma Booking, as outras ruas que estão entre as belas e memoráveis são a Duval Street, nos Estados Unidos, a Rua Caminito, em Buenos Aires, a Spiegelgracht, em Amsterdã, a Via Celio Vibenna, em Roma, e a Yonge Street, em Toronto, no Canadá.
Ainda segundo o Booking, Ouro Preto também ostenta presença na lista das cinco cidades que valem a pena visitar no mundo. A pesquisa, anual, conta com a contribuição e avaliação de milhares de viajantes que utilizam os serviços da plataforma.
Ouça a rádio de Minas