Variedades

Rua de Ouro Preto está entre as mais belas do mundo

Endereço serviu de moradia para barões e baronesas no passado; a rua Direita é uma característica muito presente nas cidades históricas de Minas
Rua de Ouro Preto está entre as mais belas do mundo
Rua inicia na Igreja de Antonio Dias e se estende até a Basílica do Pilar | Crédito: Flickr/ Agência MTur

Uma das ruas mais famosas de Ouro Preto, na região Central de Minas, foi eleita entre os seis endereços mais belos do mundo, segundo a plataforma de viagens Booking. O lugar, mais conhecido como Rua Direita, antigamente ligava as matrizes de Antonio Dias e do Pilar, passando pela Praça Tiradentes.

“O mundo romano sempre teve uma rua direta. E a palavra direita vem da palavra direta. Ou seja, que vai direto de um ponto ao outro. Já no caso da vilas portuguesas, sai da igreja e vai para um ponto central, geralmente um palácio ou uma prefeitura”, diz o escritor e historiador José Efigênio.

“No caso de Ouro Preto, a rua Direita está é interligada de uma igreja a outra, em dois polos que se unem ao centro que é a Praça Tiradentes. Na praça, à esquerda está a Casa de Câmara e à direita está o Palácio dos Governadores”, acrescenta.

De acordo com o historiador, o endereço tem um nome correto, mas nem sempre de uso pelos moradores. “A rua se chama Conde de Bobadela e ela serviu de moradia para os barões e baronesas. É uma rua também marcada pela beleza da arquitetura colonial dos casarões e dos antigos comércios do século XVII”, explica.

Quanto ao nome de Conde de Bobadela, o especialista conta que se trata de um reconhecimento público. A homenagem ocorreu em memória do ex-governador da capitania do Rio de Janeiro, António Gomes Freire de Andrade. Ele ocupou o cargo de 1733 a 1763 e foi, portanto, o primeiro a carregar o título de “Conde de Bobadela”, instituído pelo rei José I de Portugal no ano de 1758.

Quais são as outras ruas mais belas do mundo?

Segundo o ranking elaborado pela plataforma Booking, as outras ruas que estão entre as belas e memoráveis são a Duval Street, nos Estados Unidos, a Rua Caminito, em Buenos Aires, a Spiegelgracht, em Amsterdã, a Via Celio Vibenna, em Roma, e a Yonge Street, em Toronto, no Canadá.

Ainda segundo o Booking, Ouro Preto também ostenta presença na lista das cinco cidades que valem a pena visitar no mundo. A pesquisa, anual, conta com a contribuição e avaliação de milhares de viajantes que utilizam os serviços da plataforma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas