Sá & Guarabyra faz show com a Orquestra Opus

Rock rural orquestrado é o que promete o próximo show da Orquestra Opus que irá dividir o palco com a dupla Sá & Guarabyra, os precursores desse movimento musical nos idos anos 70. Sucessos da dupla como “Sobradinho”, “Roque Santeiro”, “Dona”, “Tabuleiro”, “Espanhola” e “Caçador de Mim” estarão no repertório da apresentação com arranjos exclusivos do maestro da Orquestra Opus, Leonardo Cunha. O show acontece na próxima sexta-feira, às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 45,00 (meia-entrada).
Misturando de forma sensível e criativa o folk, country, rock, música caipira-rural e MPB, Sá & Guarabyra iniciaram o movimento que criou uma nova sonoridade que passou a ser definida como rock rural. “Sá & Guarabyra e vários outros artistas que fizeram parte desse momento musical no País são responsáveis por obras que se eternizaram na história da nossa música e prosseguem sendo apreciadas e inspirando novos talentos. Juntos, vamos apresentar algumas dessas canções com arranjos especialmente criados pela Orquestra Opus”, diz o maestro Leonardo Cunha.
O repertório também vai trazer “Harmonia”, “Ziriguidum Tchan”, “Canção dos Piratas”, “Barulhos”, “Cinamomo”, “Medley Jesus/ Jonas” e “Cheiro Mineiro de Flor”.
Dupla musical formada no ano de 1971 entre um carioca e um baiano, Sá & Guarabyra estão entre os mais influentes nomes do rock brasileiro nos anos 1970 e continuam a encantar gerações de novos músicos e fãs até hoje. Luís Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra Filho eram artistas solo até os dois formarem, juntamente com Zé Rodrix , a banda de rock rural “Sá, Rodrix & Guarabyra”, que alcançou o sucesso a partir de 1971. Em 1973, Zé Rodrix separou-se do grupo, e então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A dupla esteve no topo das paradas de sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções “Dona” e “Espanhola”. Desde a criação do trio e, posteriormente, da dupla, Sá & Guarabyra já produziram e lançaram 13 álbuns de estúdio juntos, além de quatro com a participação de Zé Rodrix e outros produzidos com grandes parceiros da dupla, como o “Encontro Marcado” com o grupo 14 Bis.
Em 15 anos de atividades, a Orquestra Opus realizou mais de 200 espetáculos por oito estados brasileiros, onde pode fomentar a música orquestral, motivo que levou à criação do projeto “Orquestrando Brasil”, iniciado em 2006. Além desses concertos onde busca democratizar a música de concerto com uma comunicação mais próxima do público, a Orquestra Opus começou a convidar artistas da MPB para realizar o projeto “Orquestra Opus convida”.
Com este projeto, realizou espetáculos com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Leo Jaime, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Derico Sciotti, Sandra de Sá e Nando Reis, o que deu uma notoriedade e experiência nessa mistura de música popular com música erudita. Ao longo desses anos, a Orquestra Opus gravou dois CDs e levou a música brasileira para outros países, como Alemanha, França e Peru.
Ouça a rádio de Minas