Variedades

Sabará recebe a 39ª edição do Festival da Jabuticaba nesta semana

Estão programados 23 shows e 19 apresentações de DJs, com foco na música popular e em artistas locais durante o evento
Sabará recebe a 39ª edição do Festival da Jabuticaba nesta semana
Serão quatro dias de evento, regados à gastronomia, shows e outras apresentações artísticas, além de artesanato e atrativos turísticos | Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Sabará

A 39ª edição do Festival da Jabuticaba de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está prevista para acontecer entre os dias 20 e 23 deste mês, nas históricas Praças Melo Viana e Santa Rita. O evento, que homenageia o fruto elevado à categoria de Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade, tem entrada gratuita e a programação conta com diversas atrações.

O festival tem mais de 40 stands de produtores dos derivados da Jabuticaba como geleias, molhos, licores para venda entre outros produtos como sorvete, quitutes entre outros, além dos stands de gastronomia variada.

A Cozinha ao Vivo, com curadoria de Danilo Simões, será comandada por chefs locais e convidados de outras cidades de Minas Gerais e tem como proposta ensinar para o público pratos inovadores utilizando a jabuticaba, protagonista da festa, em todas as receitas. Qualquer pessoa poderá participar, gratuitamente. Serão 16 cozinhas, com 20 vagas cada. As inscrições serão antecipadas, via Sympla.

Durante o evento, estão programados 23 shows e 19 apresentações de DJs, com foco na música popular e em artistas locais. De acordo com o secretário de cultura, Marcelo Santiago, a programação musical do Festival da Jabuticaba busca valorizar a cultura regional e popular ao mesmo tempo em que abre espaço para diferentes manifestações artísticas.

“Isso é reforçado pela presença da banda internacional Kokoko!, do Congo, que mistura música eletrônica com ritmos percussivos africanos e utiliza instrumentos feitos com lixo, e da banda de Manaus D´Água Negra, uma das promessas da cena indie brasileira. A ideia é valorizar a cultura tradicional sem deixar de abrir espaço para novas possibilidades”, diz.

A edição deste ano contará com uma programação associada ao evento, em alguns atrativos do centro histórico, para que moradores e turistas visitem os atrativos. A secretária de turismo do município, Jussara Paim, ressalta a importância do evento para promover o destino.

“Além da programação tradicional, queremos que o Festival da Jabuticaba também seja um momento de valorização do nosso patrimônio e dos atrativos turísticos de Sabará. Pensando nisso, teremos a exposição Sagrado de Minas no Solar do Padre Corrêa, focada nas tradições do congado; um festival de jazz no Teatro Municipal com shows, Djs e exposição fotográfica; e empório da agricultura familiar na Casa Borba Gato. As igrejas do Centro Histórico também estarão abertas para visitação.

O 39º Festival da Jabuticaba – Gastronomia, Arte e Cultura – 2025, projeto de Jorge Luis Costa Pinto e produção da JH Eventos, é viabilizada com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização da Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas), Prefeitura Municipal de Sabará e do Governo de Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas