Sabará vai ‘respirar’ literatura com a 10ª edição da Festa Literária

Está aberta a temporada de festivais literários em Minas. Até este domingo (dia 1º) quem for para a histórica Sabará, bem perto da capital mineira, pode se programar para um evento que promete movimentar a cidade. A 10ª Edição Festa Literária de Sabará (Flis) acontecerá em quatro dias onde o livro, a leitura e a literatura se tornarão o combustível capaz de levar debates significativos e novas perspectivas para quem participar. A programação contempla desde encontros literários a espetáculos musicais.
A abertura oficial foi na quinta-feira (29) com o tradicional Lançamento Coletivo de Livros, com escritores renomados como Neusa Sorrenti, Lavínia Rocha, Bruna Lubambo e José Falero, além da exposição Flis 10 Anos. O evento terá também música, oficinas e intervenções artísticas. As atrações são gratuitas e para todas as idades.
A literatura promete conectar as pessoas e ganha vida no evento, que vai ser realizado em vários espaços da cidade histórica. A diversidade é uma característica marcante da Festa Literária. Representantes de diferentes gêneros literários, desde o romance até a poesia, passando por literatura infantil, ensaios e crônicas, encontram espaço para expor suas criações.
Como já é tradicional no evento, as embalagens de Pão e Poesia vão levar um pouco de lietaratura para o café da manhã de cada sabarense. Nas embalagens, haverá poemas dos participantes da FLIS para servir de inspiração para o dia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação deste ano foi pensada pela dupla de curadores Túlio Damascena e Camila Schoffen que, com a ajuda de parceiros e parceiras, reuniram artistas de Sabará e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Sabará é inspiração. Lá é que surgiu a Borrachalioteca, uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira. Ela criou “frutos” e atualmente tem uma outra unidade – a Sala Son Salvador –, no bairro Cabral. Hoje, o acervo das duas bibliotecas conta com mais de 10 mil obras literárias disponíveis ao público de forma gratuita.
Desde 2013, a Borrachalioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). A biblioteca “diferente”, com certeza, contribuiu na difusão da literatura em Sabará.
A Flis é realizada pela Borrachalioteca e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Sabará e vários parceiros.
A programação completa pode ser conferida neste link.
Ouça a rádio de Minas