Santa Casa BH cria campanha para reabertura de CTI atingido por incêndio

Na noite do último dia 27 de junho, a rotina do maior hospital 100% SUS de Minas Gerais foi interrompida por um incidente que traria inúmeros impactos para a assistência à saúde dos mineiros. O 10º andar da Santa Casa BH foi atingido por um incêndio, que resultou na desativação de 50 leitos de terapia intensiva, sendo que alguns foram totalmente destruídos pelo fogo.
Após um mês do ocorrido, para devolver as unidades de internação em sua totalidade para a população, ainda melhor do que já eram, a instituição lançará, no dia 3 de agosto, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a “Santa Causa”, campanha de financiamento coletivo que tem como meta arrecadar R$ 5,4 milhões.
O recurso será investido nas obras de recuperação e revitalização, no sistema de climatização, equipamentos e mobiliários do andar.
O provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, relembra que o incêndio foi controlado rapidamente, mas a fumaça se espalhou, levando pacientes, colaboradores e funcionários a quebrarem os vidros das janelas dos quartos para respirar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Com isso, praticamente todo o andar ficou danificado, inviabilizando, inclusive, os leitos mais distantes do foco do incêndio. A instituição, desde o incêndio, vem disponibilizando provisoriamente algumas unidades de terapia intensiva”, explica.
Diante disso, a campanha “Santa Causa” pretende mobilizar toda a sociedade para fazer parte do projeto de reabertura total do CTI. “A Santa Casa BH é o hospital com o maior número de leitos de terapia intensiva de Minas Gerais. Com quase 50 leitos a menos, estamos deixando de atender mais de 200 pessoas por mês. Devolver o que foi perdido para os mineiros, de uma forma ainda melhor, é uma causa urgente. Estamos correndo contra o tempo, por isso contamos com a solidariedade de todos nesse momento”, ressalta Roberto Otto.
Heróis incansáveis
A campanha traz histórias reais. Os rostos escolhidos para estampar as peças da ação são os mesmos que, na noite do incêndio, enfrentaram o fogo, a fumaça e o medo para salvar aqueles que mais precisavam.
Uma dessas heroínas, a enfermeira Mayara Resende, é enfática ao lembrar tudo que aconteceu. “Naquela noite, fomos incansáveis na luta pela vida de cada um dos nossos pacientes”, conta.
Além dela, mais cinco profissionais são personagens da campanha, representando outros milhares de colaboradores que, direta ou indiretamente, atuaram no incêndio. Com frases que mostram os impactos que o incidente causou na assistência aos pacientes do SUS, eles convidam todos a fazerem parte desta “Santa Causa”, que é a reabertura total do CTI.
Recursos do Ministério da Saúde
Quatro dias após o incêndio, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou a Santa Casa BH, indo até a área atingida pelo fogo, e anunciou a liberação de R$10 milhões para a reforma do CTI. No entanto, são necessárias diversas e morosas etapas de aprovação, dentro do Governo Federal, até que o recurso chegue à instituição, por isso a previsão é de que isso ocorra em até 18 meses. Além disso, o dinheiro só poderá ser utilizado na aquisição e substituição de equipamentos.
Dessa forma, como pontua o provedor, a demanda de investimentos da Santa Casa BH é muito maior, mas a campanha de financiamento coletivo para a liberação dos 50 leitos representa uma solução imediata.
“A reabertura do CTI exige pressa, por isso estamos lançando essa ação, com o apoio solidário do Minas Tênis Clube e do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. A verba do Ministério da Saúde será extremamente bem-vinda e servirá para cobrir parte dos investimentos necessários em equipamentos do hospital”, finaliza Roberto Otto.
Saiba como ajudar
Lançamento “Santa Causa” – Campanha de Financiamento Coletivo para a reabertura do CTI da Santa Casa BH atingido pelo incêndio
Quando: 3 de agosto, às 19h;
Onde: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte – MG
Ouça a rádio de Minas