São João del-Rei vista em poças d’água

O Centro Cultural da UFMG abre amanhã (14), às 19h, a exposição “Cidade Refletida”, da fotógrafa Thais Andressa. A mostra reúne registros do cotidiano do município de São João del-Rei. Um dos objetivos da mostra é chamar a atenção para o patrimônio histórico e para a preservação da memória da cidade tricentenária.
A série “Cidade Refletida” tem como destaque registros feitos através de reflexos formados em poças d’água e em outras superfícies espelhadas. “As imagens que se formam, lembram-me aquarelas e mostram um cenário que mexe com a imaginação”, declarou Thais.
Nesse trabalho, a fotógrafa afirma que buscou um olhar mais contemplativo e poético sobre a paisagem urbana. “Sempre tive interesse por arquitetura e história. Fotografar a cidade me permite narrar visualmente um pouco dos aspectos históricos da localidade e as transformações que acontecem no espaço”.
Para o professor e historiador Augusto Leonel Ribeiro, em suas imagens, a fotógrafa consegue captar a alma, a essência, dessa cidade riquíssima em cultura, arte e religiosidade. “Seus reflexos revelam o cotidiano de uma cidade que preserva tradições e o estilo interiorano de vida, ao mesmo tempo em que avança e se dinamiza”, afirmou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Serão exibidas cerca de 40 fotografias realizadas entre 2016 e 2020. A mostra fica aberta ao público na sala Ana Horta, às terças a sextas das 9h às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Ouça a rádio de Minas