Variedades

Grupo Sarandeiros está de volta ao Palácio das Artes

Grupo apresenta ao público o espetáculo 'Alumiar'
Grupo Sarandeiros está de volta ao Palácio das Artes
Grupo Sarandeiros vai apresentar “Alumiar” em apresentação única no Palácio das Artes na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança | Crédito: Divulgação Jacyra Lage

O Grupo Sarandeiros retorna ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes com o espetáculo “Alumiar”. Em uma apresentação única no domingo (9), às 19h, o grupo celebra as manifestações culturais do boi no folclore brasileiro, integrando a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. Há 25 anos, o grupo era o primeiro de dança a integrar a programação da tradicional campanha e, em 2025, retorna ao Palácio das Artes para apresentação única. Há 44 anos, o Grupo Sarandeiros desenvolve trabalho educacional e artístico na UFMG.

No espetáculo, 60 dançarinos executam 13 coreografias, e cinco músicos interpretam ao vivo as canções – desde Acalanto, de Dorival Caymmi, até as dos agrupamentos Garantido e Caprichoso, de Parintins. “As manifestações relacionadas ao boi, que ao mesmo tempo assustam e inspiram as festas, ajudam a construir o imaginário coletivo e estão presentes em ocasiões tão diferentes como o Natal, o Carnaval e os festejos juninos”, comenta o professor e diretor Gustavo Côrtes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, responsável pela dramaturgia e direção geral de Alumiar.

E acrescenta: “Em 2000, o Sarandeiros foi o primeiro grupo de dança a integrar a Campanha com o espetáculo “Profano e Sagrado”, que até então se dedicava apenas ao teatro. A estreia no festival foi histórica para o grupo, que hoje acumula mais de 16 turnês internacionais e possui uma projeção como um dos melhores grupos folclóricos do mundo”.

O projeto “Alumiar”, que estreou em 2023, reflete os 44 anos de dedicação à valorização e disseminação da cultura brasileira. Desde sua criação em 1980, o grupo une arte, educação e cidadania, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais, como o título de Melhor Grupo no Festival Mundial de Culturas, no Canadá, em 2014.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25 ou nas bilheteria bilheteria do Palácio das Artes (preço diferenciado).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas