Economia

Saúde pública de BH ganha reconhecimento internacional por modelo eficiente de PPPs

BH passa a integrar associação internacional de excelência em parcerias público-privadas (PPPs) com destaque para modernização do SUS
Saúde pública de BH ganha reconhecimento internacional por modelo eficiente de PPPs
Foto: Rodrigo Clemente / PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi reconhecida internacionalmente pelo modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) aplicadas à área da saúde. A capital mineira foi aceita como membro da World Association of PPP Units & Professionals (WAPPP), associação internacional com sede em Genebra que reúne gestores públicos, investidores e especialistas na condução de projetos sustentáveis e eficientes de PPPs ao redor do mundo.

A adesão foi concedida com base na experiência considerada bem-sucedida da rede SUS-BH, que, segundo a administração municipal, tem promovido melhorias na qualidade da assistência à população e proporcionado ambientes mais modernos para os profissionais da saúde.

“Tornar-se um membro reconhecido da WAPPP representa um forte testemunho do compromisso e da responsabilidade da prefeitura na condução de um trabalho robusto e eficaz em suas parcerias público-privadas”, afirmou o subsecretário de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde de BH, Marcelo Mourão.

PPPs em BH: estrutura moderna com gestão pública

O modelo adotado pela PBH prevê que obras, manutenção e serviços não assistenciais nas unidades de saúde sejam realizados por parceiros privados. Já o atendimento à população permanece integralmente sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, com cobertura 100% garantida pelo SUS.

Atualmente, a cidade possui dois contratos de PPP ativos. O primeiro é responsável pela gestão do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), no Barreiro. O segundo contrato envolve a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na construção, reconstrução e modernização de 69 centros de saúde, além da implantação da nova Central de Material Esterilizado e Laboratório (CME/Laboratório).

Até maio de 2025, 54 unidades básicas de saúde foram entregues à população como parte dessa parceria. O objetivo, segundo a secretaria, é aprimorar a estrutura física e de apoio das unidades, mantendo a gestão da assistência dentro da esfera pública.

Reconhecimento internacional reforça papel de BH em inovação na saúde pública

A inclusão de Belo Horizonte na WAPPP reforça o destaque da cidade na adoção de modelos inovadores de gestão pública. A associação reconhece as PPPs não apenas como mecanismos contratuais, mas como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Estamos orgulhosos de que a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte esteja se juntando à WAPPP para promover parcerias público-privadas mais sustentáveis e bem-sucedidas no setor de saúde”, afirmou o presidente da associação internacional, Ziad-Alexandre Hayek.

A WAPPP é uma organização sem fins lucrativos, que atua no fomento às melhores práticas internacionais em PPPs, promovendo o intercâmbio de experiências entre governos, consultores e investidores de diversas áreas, com foco em infraestrutura e serviços essenciais.

Com o reconhecimento da WAPPP, Belo Horizonte se posiciona como referência global na implementação de modelos híbridos de gestão pública e privada na saúde, com foco na eficiência, qualidade dos serviços e sustentabilidade dos investimentos.

O modelo adotado na cidade é visto como uma alternativa viável para modernizar estruturas do SUS sem abdicar da gratuidade e da universalidade no atendimento, ao mesmo tempo em que estimula a profissionalização de serviços de apoio e infraestrutura hospitalar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas