Savassi Festival vai celebrar jazz e música instrumental

A boa música vai tomar conta da capital mineira. Belo Horizonte se prepara para mostrar toda a força do jazz e da música instrumental. De 23 a 29 de junho (segunda a domingo), o consagrado Savassi Festival chega com uma ampla programação de shows, palestras e workshops em oito espaços da cidade. Entre os destaques, estão nomes como Joyce Moreno (Brasil), Ryan Keberle (EUA), Sima Mashazi (África do Sul) e Oran Etkin (EUA).
Neste ano, o festival vai ocupar o Conservatório da UFMG, a Idea Casa de Cultura, o Clube de Jazz do Café com Letras, o Café com Letras, o novo Ototoi, a Livraria da Rua e as praças Floriano Peixoto e a Silva Guimarães. A programação conta com diversas atividades gratuitas, como os ensaios abertos antes dos shows no Clube de Jazz do Café com Letras, além das atrações dos palcos Jazzinho e Mulheres na Música Instrumental, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. São mais de 50 atrações do Brasil e do mundo.
Este ano, o Savassi Festival vai inaugurar uma parceria com o Simpósio Mulheres na Música, promovendo bate-papos e palestras no Conservatório da UFMG, espaço onde se “respira” música de qualidade, bem na avenida Afonso Pena, no centro da cidade. O evento também volta a associar shows a lançamentos de livros, estabelecendo conexões entre as linguagens, na Livraria da Rua e no Café com Letras, na Savassi.
Mais que um festival – Em sua 23ª edição, o Savassi Festival consolida-se como uma plataforma de desenvolvimento musical que se estende por todo o ano. O edital Jovens Talentos do Jazz, hoje realizado pelos principais festivais e clubes de jazz do Brasil, e o Jazz Remixed, que revela novos talentos da discotecagem, já movimentaram a cena e anunciaram os vencedores deste ano, que agora se apresentam no festival.
No Jovens Talentos do Jazz, venceu o guitarrista pernambucano Waleson Queiros, com sua música que transita entre o jazz contemporâneo e as raízes sonoras do Nordeste. Ele se apresenta no sábado (28), no Clube de Jazz do Café com Letras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Do Jazz Remixed, dois vencedores de 2025 trazem sets potentes ao Ototoi, novo espaço do festival: DJ Jampa, de São Paulo, e DJ Guimyts, de Belo Horizonte. Além deles, outros diversos nomes que já passaram pelo edital se apresentam na edição.
Para além dos editais, o projeto iniciou, em maio, uma extensa trajetória de formação com o Estúdio de Portas Abertas, que promove uma imersão em estúdios de gravação em Belo Horizonte, e com a oficina Risca – Uma introdução à discotecagem, novidade deste ano voltada para mulheres e o público LGBTQIAP+.
Já a Trama é um treinamento e residência artística que prepara musicistas para atuarem de forma autônoma e assertiva. Este ano será a terceira edição, com cinco dias de duração para quem realizou a inscrição previamente.
Após o fim do festival, a plataforma continuará movimentando Belo Horizonte com diversas atividades, como a Escola do Jazz e o Jazzinho em outubro, com atrações voltadas para a infância. Além disso, o Palco Nova Onda será parte fixa da programação do Café com Letras, com nomes que renovam a cena musical.
O Savassi Festival tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e está imperdível. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.
Ouça a rádio de Minas