Variedades

Savassi Festival vai celebrar jazz e música instrumental

Evento conta com uma ampla programação de shows, palestras e workshops em oito espaços da cidade
Savassi Festival vai celebrar jazz e música instrumental
Ryan Keberle’s Collectiv do Brasil é um dos participantes do festival que promete ampla programação na Capital | Foto: Divulgação Savassi Festival

A boa música vai tomar conta da capital mineira. Belo Horizonte se prepara para mostrar toda a força do jazz e da música instrumental. De 23 a 29 de junho (segunda a domingo), o consagrado Savassi Festival chega com uma ampla programação de shows, palestras e workshops em oito espaços da cidade. Entre os destaques, estão nomes como Joyce Moreno (Brasil), Ryan Keberle (EUA), Sima Mashazi (África do Sul) e Oran Etkin (EUA).

Neste ano, o festival vai ocupar o Conservatório da UFMG, a Idea Casa de Cultura, o Clube de Jazz do Café com Letras, o Café com Letras, o novo Ototoi, a Livraria da Rua e as praças Floriano Peixoto e a Silva Guimarães. A programação conta com diversas atividades gratuitas, como os ensaios abertos antes dos shows no Clube de Jazz do Café com Letras, além das atrações dos palcos Jazzinho e Mulheres na Música Instrumental, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. São mais de 50 atrações do Brasil e do mundo.

Este ano, o Savassi Festival vai inaugurar uma parceria com o Simpósio Mulheres na Música, promovendo bate-papos e palestras no Conservatório da UFMG, espaço onde se “respira” música de qualidade, bem na avenida Afonso Pena, no centro da cidade. O evento também volta a associar shows a lançamentos de livros, estabelecendo conexões entre as linguagens, na Livraria da Rua e no Café com Letras, na Savassi.
Mais que um festival – Em sua 23ª edição, o Savassi Festival consolida-se como uma plataforma de desenvolvimento musical que se estende por todo o ano. O edital Jovens Talentos do Jazz, hoje realizado pelos principais festivais e clubes de jazz do Brasil, e o Jazz Remixed, que revela novos talentos da discotecagem, já movimentaram a cena e anunciaram os vencedores deste ano, que agora se apresentam no festival.

No Jovens Talentos do Jazz, venceu o guitarrista pernambucano Waleson Queiros, com sua música que transita entre o jazz contemporâneo e as raízes sonoras do Nordeste. Ele se apresenta no sábado (28), no Clube de Jazz do Café com Letras.

Do Jazz Remixed, dois vencedores de 2025 trazem sets potentes ao Ototoi, novo espaço do festival: DJ Jampa, de São Paulo, e DJ Guimyts, de Belo Horizonte. Além deles, outros diversos nomes que já passaram pelo edital se apresentam na edição.

Para além dos editais, o projeto iniciou, em maio, uma extensa trajetória de formação com o Estúdio de Portas Abertas, que promove uma imersão em estúdios de gravação em Belo Horizonte, e com a oficina Risca – Uma introdução à discotecagem, novidade deste ano voltada para mulheres e o público LGBTQIAP+.

Já a Trama é um treinamento e residência artística que prepara musicistas para atuarem de forma autônoma e assertiva. Este ano será a terceira edição, com cinco dias de duração para quem realizou a inscrição previamente.

Após o fim do festival, a plataforma continuará movimentando Belo Horizonte com diversas atividades, como a Escola do Jazz e o Jazzinho em outubro, com atrações voltadas para a infância. Além disso, o Palco Nova Onda será parte fixa da programação do Café com Letras, com nomes que renovam a cena musical.

O Savassi Festival tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e está imperdível. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas