Semana Criativa de Tiradentes 2025 abre inscrições e anuncia programação com novidades

Entre os dias 16 e 19 de outubro, a cidade histórica de Tiradentes volta a ser palco da Semana Criativa, que chega à 9ª edição com uma programação que reúne design, artesanato, arquitetura e gastronomia. O evento celebra a criação coletiva e o diálogo entre saberes tradicionais e contemporâneos, com a participação de artesãos, designers e artistas de diferentes regiões do País.
As inscrições para as oficinas, visitas guiadas e outras atividades já estão abertas, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar de perto o processo criativo.
Ao longo do ano, o projeto promove imersões entre designers e mestres de ofício e o resultado dessas colaborações será apresentado nas mostras e exposições distribuídas pelos casarões de Tiradentes. Entre os participantes confirmados estão:
- Ana Vaz
- Bruno Niz
- Igor Sabá
- Stephanie Ribeiro
- Estevão Toledo
- Coletivo Construindo Sonhos
- Ceramistas do Elvas
- Michael Ferreira
- Silvânia Mendonça Machado
Uma das idealizadoras da Semana Criativa de Tiradentes, Simone Quintas ressalta que o festival segue firme em seu propósito de fortalecer o encontro entre tradição e inovação.
“A semana criativa nasceu para ser um espaço de trocas verdadeiras. A cada edição, vemos o quanto os encontros entre artesãos e designers transformam não apenas os produtos, mas também as pessoas envolvidas. É um processo vivo, de aprendizado e conexão com o território”, afirma.
Nesta edição, o público vai conhecer novas casas temáticas, como a Casa Paraíba, que estreia com o artesanato, a música e a culinária do Nordeste e a Casa Pará, que retorna com nova curadoria e artistas convidados da cena criativa amazônica.
O evento também apresenta um circuito de instalações espalhadas pela cidade, com obras de Renato Imbroisi, Ana Vaz, Pietro Oliveira, André Ferri e Marcus Camargo, em parceria com o grupo Coralinas.
- Leia também: Festival de Jequitibá começa nesta quinta-feira (11) e movimenta a economia na ‘Capital Mineira do Folclore’

Um dos pontos mais aguardados da programação é o Espaço Festivo que, nesta edição, será ampliado e assume papel central durante o dia e a noite.
Além das tradicionais festas e shows, o local recebe o Palco Artesão, dedicado a bate-papos, palestras e apresentações sobre o fazer manual, histórias de mestres e o papel da cultura popular na economia criativa.
O artista popular Fábio Francino, conhecido por suas esculturas em papel machê, será o homenageado da edição. A região do Vale do Jequitinhonha também ganha protagonismo com bordadeiras, benzedeiras e mestres da culinária regional mostrando a força simbólica e espiritual de seu território.
A Semana Criativa de Tiradentes mantém ações sustentáveis, como o uso de copos reutilizáveis e o Carona Criativa, transporte gratuito entre os pontos do festival – que, este ano, funcionará também durante a madrugada.
Em 2024, mais de 14 mil visitantes participaram das atividades, movimentando o turismo e a economia local. A expectativa é de que o público de 2025 supere esse número.
Ouça a rádio de Minas