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Semana Fashion Revolution 2025 acontece neste mês e promove debate sobre moda sustentável no Brasil

A maior campanha de moda ativista do mundo promove centenas de ações gratuitas em todo o Brasil, e destaca os saberes locais, condições de trabalho e a emergência climática como pilares para transformar a moda brasileira
Semana Fashion Revolution 2025 acontece neste mês e promove debate sobre moda sustentável no Brasil
Divulgação Feira Fashion Revolution

Entre os dias 22 e 27 de abril, acontece mais uma edição da Semana Fashion Revolution (SFR), um dos maiores movimentos globais por uma moda mais justa, transparente e sustentável. Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, a campanha deste ano propõe um mapeamento dos principais desafios e soluções da moda no País, valorizando os saberes locais, os direitos dos trabalhadores e a urgência climática.

Criada após o desastre do Rana Plaza, em 2013, que matou 1.138 trabalhadores em Bangladesh, a SFR está presente no Brasil desde 2014 e se consolidou como um espaço plural de transformação. A coordenadora de Mobilização e da SFR, Marina de Luca, destaca que “atuar, há 11 anos, nessa jornada nos ensinou muita coisa, e é muito potente ver a consolidação dessa campanha plural a cada ano”.

Para ela o mapeamento proposto pela campanha deste ano é uma forma de evidenciar a maturidade do movimento, que, atualmente, conta com uma rede de centenas de voluntários, espalhados por todas as regiões do Brasil, e que atuam em mais de 150 instituições de ensino.

A programação gratuita conta com debates, oficinas, painéis, exibições e intervenções culturais organizadas por mais de 100 representantes locais e 170 embaixadores educacionais da iniciativa. Em 2024, foram registradas mais de 900 ações em 100 cidades, número que deve ser superado este ano.

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Entre os destaques, estão uma parceria com o Itaú Cultural Play, com documentários sobre moda e uma aula especial de direitos trabalhistas para costureiras, promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo. Já no dia 26, o “Dia das Manualidades na Rua” propõe ações simultâneas em várias cidades para valorizar o trabalho manual e o consumo consciente.

“O engajamento comunitário é peça-chave para a transformação da moda. O Brasil é um gigante têxtil e, ao mapearmos, em conjunto, os problemas e soluções locais, temos um imenso potencial para gerar impactos positivos no setor, fazendo da moda brasileira uma inspiração para a cadeia têxtil global”, afirma a diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil, Fernanda Simon.

A campanha reforça a importância do engajamento coletivo para promover uma moda regenerativa, que respeite o meio ambiente, os saberes ancestrais e os direitos humanos. A programação completa está disponível no site do movimento.

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