Honrarias da Inconfidência mantêm viva memória de Tiradentes

Seguindo a tradição, a histórica cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, receberá, mais uma vez, a solenidade cívica de entrega da Medalha da Inconfidência. Marcada para segunda-feira (21), feriado nacional que relembra a execução do mártir Tiradentes em 1792, a solenidade tem a expectativa de receber milhares de pessoas, que este ano será celebrada em conjunto com o feriado prolongado da Semana Santa.
Entre os homenageados com a Medalha de Honra, estão as deputadas Carol Caram (Avante) e Amanda Teixeira Dias (PL) e o deputado Lincoln Drumond (PL), todos empossados como efetivos este ano.
Anualmente, o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, que é formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidades e de outras instituições, fica encarregado de preparar a entrega das homenagens.
Instituída em 1952 pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek, a honraria é tradicionalmente entregue a pessoas que se distinguiram por serviços à comunidade no Estado. Ao todo, quatro graus de condecoração compõem a solenidade: o Grande Colar; a Grande Medalha; a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A solenidade de entrega das medalhas será na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, para um momento cívico, e posteriormente os convidados seguirão para o Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para a entrega das medalhas.
Semana da Inconfidência e Conexões 2025
Também para marcar as comemorações em torno da Inconfidência, além das honrarias, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), realiza ainda a Semana da Inconfidência em Conexões 2025 de 21 a 27 de abril. Neste ano, as cidades de Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis (berço da família de Tiradentes) vão receber uma extensa programação cultural e artística para fomentar o turismo regional. Serão realizadas oficinas, feiras gastronômicas, concertos ao ar livre, apresentações de teatro e muito mais.
Para o governador Romeu Zema (Novo), a realização dessas festividades ajuda a valorizar o espírito de liberdade e acolhimento tão presente na história do Estado. “Em Minas, nós somos reconhecidos pela valentia e coragem presente em nossa história e em nossa bandeira. Mas também somos o Estado mais hospitaleiro do Brasil. Por isso, a Semana da Inconfidência valoriza nosso espírito de liberdade e acolhimento, ao oferecer aos turistas e moradores de todo o Estado dezenas de atividades culturais para celebrar esse momento, que sempre deve ser ressaltado”, pontua.
Ouça a rádio de Minas