Variedades

Semana Nacional de Museus debate o futuro em todo o País

Em todo o País, são 1.012 museus, centros culturais que fazem parte da programação
Semana Nacional de Museus debate o futuro em todo o País
Museu Histórico Abílio Barreto é um dos participantes em BH | Foto: Ricardo Laf / PBH

A 23ª Semana Nacional de Museus, que em 2025 traz o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, vai até este domingo (18). Em todo o País, 1.012 museus, centros culturais e instituições de memória estão recebendo exposições com temas sobre juventude, patrimônio imaterial e novas tecnologias.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é comemorado em 18 de maio. Além das exposições temporárias, os visitantes podem participar de mais de 3,1 mil atividades distribuídas pelas regiões Nordeste (254 instituições), Sudeste (440), Sul (198), Norte (57) e Centro-Oeste (63). A programação completa está disponível no site do Ibram.

O tema desta edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), com o objetivo de estimular reflexões sobre a promoção do patrimônio imaterial, o potencial transformador da juventude e a importância que novas tecnologias têm em transformar museus em espaços mais sustentáveis de promoção do aprendizado. A proposta do evento é promover a preservação do patrimônio histórico, democratizar o acesso à cultura e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais.

Visitas guiadas, palestras, oficinas e workshops sobre conservação de acervos e técnicas artísticas são parte das atividades ofertadas ao público. Com eventos presenciais e on-line, o público também pode assistir a seminários, mesas-redondas, participar de oficinas, saraus, rodas de conversa, performances e apresentações musicais e teatrais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em Belo Horizonte, por exemplo, os espaços culturais do Circuito Liberdade participam da 23ª Semana Nacional de Museus, assim como os museus gerenciados pela prefeitura. São eles: Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB); Museu da Imagem e do Som (MIS BH); Museu da Moda de Belo Horizonte (MuMo); Museu Casa Kubitschek (MCK) e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura Urbanismo e Design. (Com informações da Agência Brasil)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas