Sempre um Papo traz Mario Sergio Cortella e Terezinha Azerêdo Rios em discussão da vida plena

Os filósofos Mario Sergio Cortella e Terezinha Azerêdo Rios participam do “Sempre Um Papo” para o debate do livro “Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena”, escrito em coautoria. O encontro será nesta sexta-feira (4), às 19h30, no Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 – 7º Andar – Centro).
O evento, que terá a mediação de Afonso Borges, idealizador do projeto, tem entrada gratuita por ordem de chegada – a partir das 18h, até alcançar a capacidade máxima para este evento, que é de 373 pessoas.
Muito se tem escrito, falado e divulgado sobre o aumento da expectativa de vida, mas, e sobre a qualidade com que vivemos ou iremos viver anos a mais? Em “Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena”, os filósofos Mario Sergio Cortella e Terezinha Azerêdo Rios fazem uma profunda reflexão sobre o tema, com destaque, nessa nova edição da obra, para o capítulo “Idade preconceito”, que discute o etarismo, assunto que tem ganhado repercussão recentemente.
Ao longo do livro, os autores defendem que mais importante que o cumprimento da vida é sua “largueza”. “Claro que queremos viver mais tempo, mas isso de nada vale se não pudermos aproveitar de verdade esse tempo, experimentá-lo em sua riqueza”, ressalta Terezinha. “Quero mais vida, mas não quero qualquer vida”, complementa Cortella. Para o filósofo, “a ideia de vida longa implica viver mais e viver bem. Mas, no meu entender, viver bem não é só chegar a uma idade mais avançada com qualidade material de vida. É também adquirir a capacidade de olhar a trajetória. Porque a vida não é só o agora, é o percurso. Ela é a soma de todos os momentos numa extensão de tempo”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Mario Sergio Cortella é um dos filósofos mais conhecidos do País. Escritor e palestrante, ele tem mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor titular por 35 anos. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia, motivação e carreira.
Graduada em Filosofia pela UFMG, Terezinha Azerêdo Rios cursou o mestrado em Filosofia da Educação na PUC-SP, onde fez parte, por mais de 30 anos, da equipe de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Doutorou-se em Educação pela USP, sendo pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (Gepefe), da Faculdade de Educação. Tem atuado como assessora e consultora em projetos de formação de professores e educação continuada de profissionais de diversas áreas.
Ouça a rádio de Minas