Sesc revive memórias do antigo Cine Palladium com ‘Projeto Desvios’ em nova exposição

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza o Projeto Desvios “Moradores – Palladium”, que celebra personagens e memórias da trajetória do antigo Cine Palladium e do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Uma exposição em grande formato será inaugurada neste sábado (18), às 10h, nos espaços Foyer Augusto de Lima e Foyer Rio de Janeiro, e ficará aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 21h, até o dia 16 de março de 2026.
A proposta vai transformar áreas de circulação – como foyers, corredores e espaços externos – em ambientes de convivência entre arte e público. Com obras visuais em diferentes linguagens, tendo a fotografia como elemento central, a mostra vai oferecer uma experiência estética acessível, integrada ao cotidiano.
Fruto de um processo colaborativo criado pelo Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, da Nitro Histórias Visuais, o Desvios “Moradores – Palladium” valoriza a escuta e o envolvimento direto da comunidade. Durante dois dias, a partir de uma “tenda de ouvir e contar histórias” montada na esquina da avenida Augusto de Lima e da rua Rio de Janeiro, cerca de 100 personagens foram fotografados e tiveram seus depoimentos, lembranças e memórias documentados.
As histórias compartilhadas por eles revelam a memória viva do Sesc Palladium e as experiências que ajudam a construir a identidade da cidade, a partir do antigo Cine Palladium. Esse olhar afetivo sobre o território, guiado por quem o vive, sente e transforma, é que é a essência da exposição. Até março de 2026 – ano em que o Sesc Palladium completa 15 anos – vão ser promovidos debates, oficinas culturais e produções fotográficas e audiovisuais, culminando no lançamento de um documentário.
Ouça a rádio de Minas