Variedades

Sesc Palladium recebe os bailarinos da SPCD

Sesc Palladium recebe os bailarinos da SPCD
Crédito: Fernanda Kirmayr

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, sobe ao palco do Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). O programa mostra a versatilidade dos seus bailarinos em três obras que transitam entre os estilos: “Divertissement de Paquita”, “Só Tinha de Ser com Você” e “Agora”. A companhia se apresenta hoje e amanhã, às 20h30 (a sessão de amanhã terá áudio descrição para acessibilidade das pessoas com deficiência visual). Os ingressos à venda no site Sympla.

“Estou muito feliz de voltar a Belo Horizonte, essa cidade que me acolheu por tantos anos enquanto bailarina do Grupo Corpo, com os espetáculos da São Paulo Companhia de Dança. Todas as vezes que aqui estivemos fomos muito bem recebidos e estamos ansiosos por mais uma temporada”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. “Pensamos em um programa que transita entre o clássico e o contemporâneo para mostrarmos a diversidade de repertório da companhia e, também, a versatilidade dos nossos intérpretes”. Esta é a sétima vez que a SPCD se apresenta em Belo Horizonte.

O clássico se apresenta no “Divertissement de Paquita” (2022), de Diego de Paula – bailarino da SPCD -, remontado a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). “Paquita” conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. O divertissement se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico.

De Henrique Rodovalho, volta ao palco a contemporânea “Só Tinha de Ser com Você” (2020), uma sensível e singular releitura coreográfica do álbum Elis & Tom (1974), clássico da música brasileira. Este grande sucesso do coreógrafo foi criado originalmente em 2005 para sua companhia, a Quasar Cia. de Dança, e ganhou uma versão especial para os bailarinos da São Paulo Companhia de Dança.

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Para completar o programa, “Agora” (2019), de Cassi Abranches – que também foi bailarina do Grupo Corpo, de Belo Horizonte – que explora a palavra `tempo` em seus possíveis significados: musical com dinâmicas e sonoridades; cronológico com lembranças e expectativas; temperatura com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coreografia de 2019.

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho.

A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades, em mais de 1.100 apresentações, e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da difusão e circulação de espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

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