Variedades

Passarela Liberdade 2024 traz novas ações para o setor de moda em Minas

O programa promove desfiles, edital, congresso, projeto de capacitação e semana de moda e cultura para o setor
Atualizado em 15 de outubro de 2024 • 18:53
Passarela Liberdade 2024 traz novas ações para o setor de moda em Minas
Secretário de Cultura, Leônidas Oliveira, de Minas Gerais apresentou as novidades do projeto. Foto: Renata Garboci

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da moda mineira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável, a quarta edição do programa Passarela Liberdade foi anunciada nesta terça-feira (15) com ações para impulsionar o segmento no Estado.

Durante a apresentação do plano executivo da moda, no Palácio das Mangabeiras, o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), divulgou ações como desfiles, edital, congresso, projeto de capacitação e semana de moda e cultura para o setor.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, reforçou a importância do Passarela Liberdade, especialmente no estímulo aos novos talentos. “Esse programa de políticas públicas que abrange esse conjunto de ações tem, e deve ter, nos novos talentos, seu grande fundamento”, disse.

Para o secretário, a escola de moda de Minas é a mais potente do Brasil, mas vai continuar a se firmar no cenário local, nacional e internacional a partir do trabalho dos jovens.  

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Não existe nada eterno e estamos em uma constante evolução. Esta geração traz consigo muito talento e nos espanta, com um modo único de se conectar com todas as questões contemporâneas, suas mazelas, alegrias e os nossos modos de vida”, avaliou Oliveira.

Leônidas Oliveira com os novos talentos da moda de Minas Gerais. Foto: Renata Garboci

No encontro também foram apresentados novos projetos como a Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade, o 1º Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa, além da ampliação das capacitações do projeto Trajeto Moda e da continuidade do desfile Passarela Liberdade que, neste segundo semestre, traz o tema Moda, Arte e Ofício.

Além disso, o conjunto de iniciativas inclui o edital Passarela Liberdade, do Fundo Estadual de Cultura (FEC), totalizando aproximadamente R$ 1 milhão investidos no segmento da moda. O resultado preliminar já está disponível no site da Secult.

Leia também: Barro Preto Fashion Day vai impulsionar comércio local

Desfile no Passarela Liberdade

Moda, Arte & Ofício será o quarto desfile organizado, em parceria com a A.Criem, no âmbito do Passarela Liberdade. A apresentação ao público acontece no dia 20 de outubro, às 19h, no Palácio da Liberdade e, desta vez, o tema será a paixão que os criadores nutrem pela arte e pela moda, ofício que escolheram e honram, sempre sintonizados com a criatividade e o mercado, preservando a qualidade que imprimiu reconhecimento no País e no exterior para a moda mineira. 

Nesta edição, ao time de veteranos se juntam oito novos criadores indicados pelas quatro faculdades de moda de Belo Horizonte:

  • Marina Barcellos e Vitória Jacob (FUMEC),
  • Bárbara Bato e Pedro Café (UNA),
  • Rayenne Ribeiro e Leticia Loiola (UFMG),
  • Pedro Bicalho e Thaís Fernandes (UEMG).

Eles terão seus trabalhados apresentados pela primeira vez neste projeto, que tem Giovanni Frasson assinando o styling, Alexandra Bismarcker na direção técnica e Bill Macintyre na direção artística.

Trajeto Moda

Também vão integrar o desfile Moda, Arte & Ofício, peças concebidas dentro do projeto Trajeto Moda, capitaneado pela Sedese. A idealização das peças é de Antônio Diniz, presidente da A.Criem.

A iniciativa já transformou a vida de mais de 450 participantes e tem o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, proporcionando autonomia, a partir da inscrição em cursos de corte e costura, empreendedorismo e cidadania. 

Em 2024, essa ação deverá beneficiar 63 municípios e terá mais de 175 mulheres capacitadas. A participação delas no desfile reforça a relevância do Trajeto Moda como uma ferramenta de inclusão produtiva e fortalecimento feminino, gerando novas oportunidades e evidenciando o talento das mulheres da moda mineira.

Segundo o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda de Minas Gerais, Arthur Campos, a moda e o mercado da moda vai além da geração de renda e também proporciona a inclusão social.

“Temos muito orgulho desse projeto, de o realizarmos em Minas e levar a moda para o interior. Nós começamos esse projeto no Norte do Estado, onde ensinamos toda a parte de ofício da costura para essas mulheres, a fim de que elas possam não só ter um meio de gerar renda, mas também conquistar sua autonomia”, afirmou Campos. 

Foto: Renata Garboci

Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade

O desfile Moda, Arte & Ofício marca também o início da Semana de Moda e Cultura no Circuito Liberdade, que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro.

Confira a programação, que conta com exposições, cinema, oficinas, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades espalhadas por Belo Horizonte.

  • Exposição “Nó o enlace da Renda e da Chita” – A exposição mostra como a renda e a chita entrelaçam os fios da identidade brasileira e bordam o legado ancestral nas tramas de uma e nos padrões floridos da outra.
    Local: Casa Fiat de Cultura
    Data: Até o dia 1º de dezembro 
  • Exposição “A História da Moda através dos séculos” – reúne peças de grande valor histórico, como as obras de Jacques Charles Barm, dentre elas a “Coleção de todas as Vestimentas das Ordens Religiosas e Militares: com um Resumo Histórico e Cronológico, enriquecido de notas e pranchas coloridas (1778 – 1791)”.  Soma-se a esse acervo, as aquarelas de Francisco Julião (1740-1811): “Riscos Illuminados de Figurinos de Brancos e Negros dos Uzos do Rio de Janeiro e Serro do Frio (século XVIII)”.
    Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais no Setor de Coleções Especiais
    Data: De 21 de outubro até 21 de novembro
  • Mostra “Registros sobre a Moda e o Vestir em Minas” – fotos antigas do acervo do acervo no Espaço do Conhecimento. 
    Local: Arquivo Público Mineiro (APM)
    Data: Do dia 19 ao dia 27 de outubro, das 18h às 22h
  • Filme “Cinderela em Paris” (Funny Face, Stanley Donen, EUA, 1957) – um dos mais charmosos retratos da Moda no Cinema traz o fotógrafo de moda Dick Avery (Fred Astaire) eternizando a elegância e a beleza de Jo Stockton (Audrey Hepburn) na Cidade Luz, sendo esta, portanto uma rara oportunidade de assistir ao filme no cinema.
    Local: Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes
    Data: 23 de outubro, às 20h
  • Roda de conversa com o tema “Entendendo a Sustentabilidade nos dias de Hoje”
    Local: Sala Multiuso do Espaço do Conhecimento UFMG
    Data: 23 de outubro das 10h às 12h
  • Palestra e mostra “Modelando e Costurando histórias de mulheres empreendedoras: a história do Corte Centesimal”, com Carolina Franco
    Data: 24 de outubro
    Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade

1º Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa (CIMEC)

Entre os dias 28 de outubro a 1° de novembro, em Belo Horizonte, será realizado o 1º Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa (CIMEC), organizado pela Escola de Design da UEMG.

Serão apresentados pesquisas e trabalhos que estabelecem o diálogo entre a moda e o design, sendo o evento um incentivo à inovação e à busca por alternativas sustentáveis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas