Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte na Sexta-feira da Paixão

Minas Gerais e os demais estados brasileiros celebram, neste dia 29 de março, a Sexta-Feira da Paixão. A data, também conhecida como Sexta-feira Santa, é uma oportunidade não só para descansar, mas também para aumentar as vendas e movimentar os negócios.
Isso porque o feriado acontece perto de outra dia especial para o comércio, a Páscoa, celebrada neste domingo (31). Este é o momento, então, em que muitos consumidores ainda estão comprando ovos de chocolate para presentear. A boa notícia é que o comércio poderá funcionar no feriado em Belo Horizonte, com algumas condições. Já sobre os serviços à população, muitos deles estarão fechados.
Confira o que abre e fecha em Belo Horizonte no feriado
Bancos
As agências bancárias não terão atendimento presencial nesta sexta-feira (29). Com exceção do PIX, todas as outras compensações bancárias também não estarão em operação. As informações são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Para quem se preocupa com o vencimento das contas de energia, água ou telefonia na data do feriado, o pagamento pode ser feito na segunda-feira (01/04), sem taxas adicionais. Os canais digitais dos bancos estarão disponíveis para dúvidas dos clientes.
Comércio em BH
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o comércio da capital mineira poderá operar normalmente nesta sexta-feira (29), desde que siga as seguintes normas estabelecidas pela Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024:
- jornada de trabalho de oito horas para o funcionário com ao menos uma hora de intervalo;
- adicional compensatório de 70% com a jornada de hora extra;
- o empreendedor deve pagar R$ 44,00 para a alimentação, sem desconto do salário do empregado, que deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte ao feriado;
- os empregados devem receber uma folga em até 60 dias após o mês do feriado.

Neste último caso, o dia de repouso não pode coincidir com a folga semanal ou outro feriado. Caso a medida não seja cumprida, o funcionário poderá requisitar o pagamento de horas extras com adicional de 100% no valor de salário-hora estabelecido.
Supermercados
Os supermercados de Belo Horizonte devem funcionam normalmente nesta sexta-feira (29) e no fim de semana, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Em muitas cidades do interior de Minas o funcionamento acontece normalmente também, mas alguns estabelecimentos podem vetar a abertura dos supermercados na Sexta-Feira Santa. Isso porque os empresários devem se basear na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) local para orientar o funcionamento das lojas e em muitos locais podem existir CCTs diferentes.
Shoppings
Os tradicionais malls da Capital, como o BH Shopping, Diamond Mall e o Pátio Savassi terão suas lojas e quiosques abertos de 14h às 20h na sexta-feira (29). Os cinemas estarão abertos conforme a programação dos filmes em cartaz, e a praça de alimentação seguirá funcionando de 10h às 22h.
Segundo a CDL-BH, este (14h às 20h) é o horário de funcionamento de todos os shoppings da Capital no feriado, com exceção dos shoppings Cidade, Anchieta Garden e Norte, que vão funcionar das 10h até as 16h.
Já o Power Shopping Centerminas, localizado no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte, terá horários especiais para suas lojas:
- Decathlon: aberta de 10h às 20h;
- Drogaria Araujo e Supermercados BH: abertos de 8h às 20h;
- Leroy Merlin e Petz: abertos das 9h às 20h;
- Vila Trampolim: aberta de 9h às 21h.
As lojas 1001 festas e Rede estarão fechadas durante o feriado. Os demais estabelecimentos do mall poderão operar em ponto facultativo.
O Minas Shopping também irá funcionar no horário de 14h às 20h na Sexta-feira Santa, e as operações de alimentação e lazer, em geral, funcionarão das 12h às 22h.
Serviços públicos
Limpeza urbana
Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), os serviços de limpeza urbana da Capital não funcionarão nesta sexta-feira (29).
Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o SAMU, o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs seguem abertos 24 horas por dia, inclusive, no feriado.
Zoológico e Aquário
Durante o feriado, o Zoológico e Jardim Botânico estarão fechados, mas permanecem abertos no fim de semana, das 8h às 17h. O Aquário do Rio São Francisco também não receberá o público no feriado, mas estará aberto das 8h30 às 16h30 no sábado e no domingo.

Cultura
Os prédios culturais da capital mineira, como o Museu Casa Kubitschek; a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design; o Museu Histórico Abílio Barreto; e o Museu da Imagem e do Som, estarão abertos das 10h às 18h na sexta e no fim de semana.
Transporte urbano
Nesta sexta-feira (29), o transporte público de BH funcionará com o quadro de horários de feriado. No sábado (30) e no domingo (31), devem operar com horários de final de semana. Para mais informações sobre os serviços públicos em operação na Capital, acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Hemominas
Segundo a Fundação Hemominas, todas as unidades no Estado estarão fechadas nesta sexta-feira (29). Contudo, os seguintes pontos estarão abertos no sábado (30):
- Hemocentro de Belo Horizonte: das 7h às 12h;
- Hemocentro Regional de Juiz de Fora: das 7h às 12h;
- Hemocentro de Uberaba: das 7h às 11h.
Agências do INSS
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), todas as agências do órgão estarão fechadas no feriado. O atendimento ao público será normalizado na segunda-feira (1°).
Embora o atendimento presencial esteja indisponível nas datas, caso seja necessário utilizar os serviços do órgão, os canais digitais estarão abertos para o uso, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. O contato pelo telefone 135 também estará disponível ao público.
Ouça a rádio de Minas