Shopping Cidade recebe exposição ‘Favela Bela’, com obras sobre o Morro do Papagaio

O Shopping Cidade (rua Tupis, 337 – Centro) está sediando, ao longo desse mês de abril até o dia 30, a exposição “Favela Bela – rompendo fronteiras”, do artista mineiro Fabiano Valentino. Levando paisagens e o cotidiano do Morro do Papagaio pelo mall até o dia 30 de abril, Pelé, como o artista é conhecido, ocupa pela primeira vez com sua obra um shopping da Capital, levantando a discussão de temas sociais como a desigualdade, o racismo e a negritude.
A exposição vai contar com pintura ao vivo de diversos artistas da comunidade convidados pelo anfitrião, além de cenografia inspirada na protagonista da vez – a favela. “O que nós propomos com a mostra é reflexão sobre a diversidade e a beleza desses espaços tão marginalizados, desmistificando a imagem violenta majoritariamente representada nas mídias e presente no senso comum”, explica Lucy Jardim, gerente de marketing do shopping.

Trazendo sempre a vivência do cotidiano da comunidade, Pelé produz peças únicas e exclusivas, com narrativas e olhares personalizados. “Favelas são territórios plurais, diversos e cada uma tem suas miudezas, bonitezas e magnificências. A arte que pulsa aqui de uma forma, pulsa ali de outra porque na favela a vida vibra: em cores, sons, cheiros e afetos”, explica o artista. Localizada no piso Tupis, próximo ao parque fixo do Lobinho do Bem, a mostra é gratuita e vai contar com sete obras no total, dentre telas e bonés, além de camisetas customizados que estarão disponíveis para compra no local a partir de desta quarta-feira (17) por R$ 40 e R$ 60.
Trajetória
Morador do Morro do Papagaio desde 1984, Fabiano Valentino (Pelé) é artista visual e pintor autodidata. Coordenador e idealizador do projeto “Favela Bela do Morro do Papagaio”, produz pinturas em telas, grafitti, pinturas artísticas em fachadas e pontos de referência no morro em que mora. É articulador cultural no Morro do Papagaio, educador em programas sociais como Programa Escola Integrada, Programa Fica Vivo e Programa Escola Aberta, e ainda explora sua criatividade como adericista carnavalesco no bloco caricato Vila Estrela desde 2013.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Livro sobre obra de Machado de Assis
Neste sábado (20), a Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), em Belo Horizonte, será palco do lançamento do livro “Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira”, do escritor, professor e pesquisador Nilton de Paiva Pinto. A noite de autógrafos, regada a um bom bate-papo, vai acontecer entre 17h e 21h. A entrada é gratuita.
O lançamento na capital mineira acontece pouco tempo depois de a obra ter sido apresentada em Contagem, dentro da programação do projeto “Noite no Museu”, na Casa Nair Mendes Moreira. “Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira” é resultado das pesquisas e análises que o professor vem realizando já há alguns anos. Em seu ensaio, ele debruçou-se sobre a produção do jovem escritor para compreendê-la e explicá-la em sua singularidade: “O objetivo, ao fazer esse trabalho, foi estudar a produção teatral de Machado de Assis de forma independente e deslocada de sua obra de ficção – já muito conhecida”, declara o pesquisador.
O livro não só cuida de analisar as peças teatrais de Machado de Assis de forma independente, mas, também, de contextualizá-las dentro do panorama histórico e cultural do Brasil, na segunda metade do século XIX. Nilton de Paiva Pinto busca entender como o famoso escritor concebeu sua arte teatral em meio às transformações sociais e culturais da época, oferecendo novas perspectivas sobre o legado do autor.
Sesc Partituras traz Quinteto de Cordas Guará
Após uma pausa de quatro anos, o projeto Sesc Partituras está de volta. Realizado desde abril de 2012, o Sesc Partituras completa 12 anos em 2024, com uma programação que se estende por todo o País com cerca de 60 concertos.
Em Belo Horizonte, a retomada desse trabalho, que busca a preservação e a difusão do patrimônio musical brasileiro, será marcada por um evento imperdível: a apresentação do Quinteto de Cordas Guará nesta sexta-feira (19), às 19h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. O evento é gratuito, e os interessados devem garantir os ingressos pela plataforma Sympla ou retirá-los na bilheteria do Sesc Palladium até uma hora antes do concerto.
O Quinteto de Cordas Guará é formado pelos instrumentistas belo-horizontinos Vitor Dutra (violino), Valdir Claudino (contrabaixo), Alexandre Kanji (violino), Joice Coutinho (viola) e Antônio Viola (violoncelo), cujas contribuições têm enriquecido o cenário da música de câmara na cidade e no Estado. A apresentação traz um repertório que destaca obras dos renomados compositores brasileiros Alexandre Levy, Alberto Nepomuceno, Antônio Carlos Gomes, Sérgio Nogueira Mendes, Gabriel Alencar e Simão Pedro. É uma bela oportunidade para os espectadores mergulharem na beleza e na diversidade da música clássica.
Gustavo Fraga em Sabará
O cantor mineiro Gustavo Fraga se apresenta no Teatro Municipal de Sabará – um dos mais imponentes do Brasil – nesta sexta-feira (19), às 19h30. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no próprio teatro.
O cantor, que irá apresentar seu trabalho autoral, canções como “Não me negue amor”, “Queijo e Goiabada” são assinados por Gustavo em parceria com o Midas Music, gravadora do conhecido produtor musical Rick Bonadio. Seus últimos lançamentos tiveram Rick Alves como parceiro nas composições já disponíveis no Spotify “Pra você” e “Um tom”. Sob a direção de Rick Alves desde 2002, o projeto do cantor vem ganhando espaço e muitos ouvintes nas plataformas musicais que já somam quase 10 mil ouvintes mensais de forma orgânica. A aposta do diretor junto ao artista é sempre trabalhar e propagar a música autoral.
Através desta parceria, surgiu também o projeto “Musicando nas Escolas”, que abre espaço para que os estudantes explorem os talentos e a afinidade com a música, o teatro e a poesia. O trabalho é realizado voluntariamente com apresentações artísticas, musicais, teatro e diálogos sobre a arte em escolas estaduais de Minas Gerais.
Em Sabará, antes da apresentação para o público em geral, tem apresentação para estudantes. A próxima cidade a receber o artista será Ouro Preto no dia 17 de maio.
Cultura indígena no CCBB
Um convite a olhar para as histórias e culturas originárias como importante alicerce da identidade brasileira. Essa é a proposta do “CCBB Educativo – Territórios e Saberes” para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Neste sábado (20), às 18 horas, o programa de arte-educação recebe a multiartista Bêa Puri para apresentar a performance “Tempo de Memória”, que percorre a jornada do povo Puri e instiga reflexões sobre as histórias que foram contadas e as que ainda precisam ser ouvidas. Para assistir à apresentação gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria do CCBB.
Ao longo dos tempos, os povos indígenas foram retratados de maneira estereotipada, como personagens distantes da identidade brasileira, lembra o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho. “A eles foram reservados pequenos espaços afastados da nossa cultura. Compreendemos que é preciso visualizar e viabilizar a presença indígena no CCBB como público e também como produtor de cultura. Assim, ampliamos nosso acesso às suas singularidades ao mesmo tempo que enxergamos quão rica podem ser as trocas realizadas entre nós.
Quando nos aproximamos da cultura indígena, reconhecemos que somos habitantes de uma mesma terra e que os saberes ancestrais podem nos ajudar a estabelecer uma relação mais harmônica com ela”. O CCBB fica na Praça da Liberdade, na Capital.
Ouça a rádio de Minas