Sindijori/MG acerta fusão com Sinejor/BH

Na última terça-feira (27), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foi palco de um marco significativo, sediando a assembleia conjunta do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte (Sinejor/BH) e do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital de Minas Gerais (Sindijori/MG).
A decisão resultante dessa reunião promissora foi a aprovação da incorporação do Sinejor/BH ao Sindijori/MG, consolidando-o como o único representante sindical da imprensa escrita e digital no Estado de Minas Gerais.
O Sindijori/MG, já composto por 82 jornais impressos e 106 portais digitais de notícias distribuídos por todo o Estado, amplia seu escopo ao integrar as empresas do Sinejor/BH, constituído pelas principais organizações de comunicação impressa e digital da Capital. Vale destacar que muitas dessas empresas possuem, além dos meios impressos e digitais, rádios e televisões em seus conglomerados.
O jornalista e empresário Paulo André Nacife, presidente do Sinejor/BH e diretor do Grupo Balcão de Belo Horizonte, enfatizou que a fusão visa fortalecer a imprensa escrita e digital do Estado. Além disso, destacou os benefícios imediatos, como a redução de custos e uma prestação de serviços mais eficiente aos associados. Embora o processo de fusão ainda esteja sob análise pelo Ministério do Trabalho, a união de forças já demonstra ganhos tangíveis para as empresas, sinalizando um compromisso coletivo com a comunicação no Estado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O principal objetivo da fusão entre o Sinejor/BH e o Sindijori/MG é o fortalecimento da imprensa escrita e digital em Minas Gerais, além da redução de custos e melhor atendimento aos seus associados. O processo de fusão ainda será analisado pelo Ministério do Trabalho até que tenhamos a concretização desta unificação, mas os ganhos para as empresas já acontecem agora, com nossa união de forças em prol da comunicação em Minas”, afirmou Paulo André Nacife.
Com dezenas de representantes de empresas da Capital e do interior presentes na assembleia conjunta, o Sindijori/MG passa a representar toda a base do setor no Estado. Empresas da Capital terão participação ativa na diretoria do Sindijori/MG, consolidando a criação da maior rede de comunicação impressa e digital de Minas.
O diretor executivo do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Yvan Muls, ocupará na atual gestão do Sindijori/MG o cargo de diretor da Capital. O empresário e jornalista Humberto Pereira Filho, diretor do Jornal Cidade Conecta, integrará o Conselho Fiscal e o jornalista e empresário Antônio Claret Guerra, diretor do Jornal MG Turismo, será suplente no Conselho Fiscal.
Destaque no cenário nacional
Rodrigo Silva Fernandes, presidente do Sindijori/MG e diretor do jornal Diário Regional Gazeta de Varginha, destaca que a incorporação da Capital fortalece a base e traz as grandes empresas de comunicação de Belo Horizonte para integrar a rede, destacando Minas no cenário nacional.
Fernandes também enfatiza a importância desse momento, salientando que a união das empresas e instituições estaduais é crucial para a retomada do crescimento e protagonismo nacional do setor de comunicação em Minas Gerais. Diante das perdas enfrentadas nos últimos anos em diversas áreas, a fusão representa um passo na direção certa.
Com a aprovação da incorporação pelo corpo de ambas as instituições, o processo de unificação segue para análise do Ministério do Trabalho, órgão regulamentador do setor. Além disso, a fusão também será consolidada na Fiemg. Essa unificação não apenas confere maior representatividade ao Sindijori/MG na defesa dos interesses da imprensa em Minas Gerais, mas também sinaliza uma cooperação abrangente no setor.
Ouça a rádio de Minas