“Sinfônica Pop” celebra samba de Toninho Geraes no Carnaval da Liberdade

O concerto “Sinfônica Pop convida Toninho Geraes – Abertura do Carnaval da Liberdade” ganhou mais uma atração. A cantora e compositora carioca Teresa Cristina participará da apresentação que unirá, no palco, Toninho Geraes e artistas mineiros convidados ao lado dos músicos da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais. O repertório é de autoria de Toninho Geraes, artista belo-horizontino que ganhou fama no Rio de Janeiro e já teve seus sambas gravados por nomes como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho.
A regência será da maestra Ligia Amadio, regente titular e diretora musical da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). Entre os músicos mineiros convidados, estará a cantora Aline Calixto.
A apresentação será realizada na próxima quinta-feira (8), às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os ingressos estão à venda neste link. As entradas custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Amanhã será realizado também no teatro um ensaio geral e aberto ao público, com entrada gratuita, ao meio-dia.
De acordo com a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, o concerto será aberto pelos integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais (CLRMG), que interpretarão um medley de tradicionais marchinhas de Carnaval com arranjos do pianista Fred Natalino. Após essa abertura, Toninho Geraes, Teresa Cristina e seus convidados se unirão aos músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para apresentar ao público releituras de alguns dos sambas mais conhecidos do compositor. “Estamos inaugurando a temporada 2024 com um concerto que tem tudo a ver não apenas com o Carnaval, mas também com a cultura de Minas Gerais, celebrando a obra deste grande artista da nossa terra”, afirma Cláudia Malta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Cultura popular
Já segundo o produtor do evento, Kerison Lopes, “Toninho Geraes levará para o palco nobre do Palácio das Artes não só sua obra, mas todo nosso samba, a música da periferia, a nossa cultura popular. Realizar o evento dentro da programação do Carnaval da Liberdade, promovido pelo governo do Estado de Minas Gerais, valoriza ainda mais o concerto, que vai contar também com nomes do samba mineiro”.
O repertório tem 14 músicas: “Aquarela da Amazônia” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “ Samba guerreiro” (Toninho Geraes e Serginho Beagá), “Mais feliz” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), “Se a fila andar” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), “Seu balancê” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), “Mulheres (Toninho Geraes)”, “Me leva” (Toninho Geraes e Serginho Beagá), “Alma boêmia” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), “Pago pra ver/mágoa/desacerto” (medley), “Tudo que sou” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “De maré” (Toninho Geraes e Roque Ferreira), “A cara do Brasil” (Toninho Geraes), “Preceito/oxossi” (Toninho Geraes e Roque Ferreira) e “Samba enredo da Escola de Samba Cidade Jardim (1985): Universo rosiano – Guimarães Rosa – matuto e pensador” (Rosalvo Braga e Toninho Geraes).
Ouça a rádio de Minas