Tatta Spalla lança trilha sonora da #Quarentemas

Chega hoje às plataformas digitais o Volume 1, com 12 músicas, da trilha sonora criada por Tatta Spalla, especialmente para a websérie #Quarentemas. No total, o público vai ter acesso a cerca de 25 canções inéditas, presentes nos 20 episódios que integram a websérie. O Volume 2 em breve também será disponibilizado, após o final da temporada, prevista para terminar no final do mês de janeiro.
“Esse é o momento para ouvir as canções, que foram feitas nesse período de pandemia, de agonia, de dor, de variadas emoções que nos rondam e, sobretudo, de esperança. São pequenas canções, haicais musicais, são pérolas, porque foram criadas com muito amor”, adianta Tatta Spalla. O trabalho tem mixagem de Fernando Oliveira e finalização de Alexandre Martins.
Tatta Spalla conta que no processo de criação ele nem sempre teve acesso antecipado aos episódios, mas contou com o auxílio dos diretores Eder Santos, Inês Peixoto e Gilberto Scarpa. “Eles foram me orientando sobre o clima das cenas. Acho que uns 20% eu compus assistindo à edição do episódio. Eu compus nas mais diversas situações, às vezes num caos total dentro de casa porque logo no início da pandemia me mudei para um sítio. Então, compunha naquela confusão de mudança. Gravava em um estúdio improvisado debaixo do cobertor, gravava na sala, no quarto, de repente estava na cozinha e o Eder ligava, ouvia panela de pressão e dizia “que som legal” e eu já ia gravar aquilo pra transformar em som de nave espacial. Foi neste quadro que eu consegui ir me adaptando e deu certo”, lembra.
Outro auxílio na composição das trilhas foram os gatilhos de cada episódio. “Tudo o que é informação, um norte que você possa seguir um caminho através daquilo e que pode te levar a algum lugar na sua emoção, é bem válido”. Tatta conta também que a liberdade é um fator de unidade entre as músicas. “O fato do fazer, de dar este start e de toda semana você estar neste processo de criação incessante é desafiador. Em comum em todas as trilhas é a liberdade que eu tive para compor e criar”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Curta duração – Os episódios de #Quarentemas duram em média de quatro a cinco minutos. Para o músico, esse tempo foi até um facilitador na sua criação. “Confesso que, às vezes, eu tenho mais dificuldade de compor dez segundos do que quatro minutos. Porque uma vez que você pega o fio da meada, você vai. A cabeça viaja e, cronometrar essa emoção nesse caso, pra mim, é mais complicado”, explica o músico.
Essa é a segunda experiência de Tatta na composição de trilha, ele compôs a trilha do curta “Deus e o cachorro” (2018), de Bruno Costa. Mas ele confessa que fazer este trabalho foi um desafio. “Eu aceitei graças ao incentivo da atriz, cantora e minha companheira Rose Brant. O incentivo dela foi determinante. Estou bem feliz em trabalhar com essa equipe comandada por Tatyana Rubim. Estou amando essa experiência com o pessoal do teatro e do cinema. São pessoas engraçadas, bem humoradas, de uma generosidade e que me acolheram, dando suporte e segurança para eu criar”, ressalta.
Ele diz que está na expectativa para o lançamento nas plataformas digitais. “Achei a ideia genial, porque na verdade eu sou apegado às coisas que eu faço, são como filhas. Quando eu componho, eu ouço o dia inteiro, porque a música tem que me emocionar primeiro. O fato dessas canções irem para as plataformas é uma maneira para que perpetuem”, explica.
Tatta Spalla é produtor musical, compositor, guitarrista e cantor. Estreou na sala Ceschiatti, em BH em 1984. Em seguida, a convite de Lô Borges, viajou pelo Brasil na tour “Solo”. Integrou a banda de Seu Jorge por seis anos. De lá pra cá, viajou para os EUA e também Europa. Com quatro álbuns gravados, sendo o último gravado e lançado na Europa. Spalla tem músicas gravadas nas vozes de Cássia Eller, Paula Lima, Seu Jorge, Sérgio Mendes e outros artistas. É parceiro de Seu Jorge, Paulo Ricardo (RPM), Jon Anderson (Yes), Toninho Horta dentre outros. Em 2016, tocou no Montreux Jazz Festival.
A websérie #Quarentemas tem exibição pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento.
Ouça a rádio de Minas