Variedades

Táxis de BH adotam nova logomarca com símbolos do obelisco e da Igrejinha da Pampulha

Expectativa da BHTrans é que cerca de 6 mil veículos sejam adesivados nos próximos dias
Táxis de BH adotam nova logomarca com símbolos do obelisco e da Igrejinha da Pampulha
À esquerda, logomarca antiga. À direita, nova identidade lançada pela prefeitura. Crédito: PBH/Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza nesta semana a plotagem da nova identidade visual em táxis credenciados na Capital. A mudança é realizada durante a Feira Táxi 2025, evento realizado pela primeira vez no pátio da BHTrans, no bairro Buritis, na região Oeste, entre esta segunda-feira (07) e a próxima sexta (11).

Segundo a PBH, o lançamento da nova marca para substituir a identidade anterior, composta apenas pelo nome de Belo Horizonte em fonte minimalista, promove o resgate histórico do patrimônio cultural na cidade.

A escolha do obelisco da Praça 7 de Setembro e das curvas da Igrejinha da Pampulha como elementos centrais da nova logomarca visual evoca uma conexão com a história e a identidade da cidade.

Na foto, Praça 7, marco da Afonso Pena, em vista aérea. Crédito: Adobe Stock

Belo Horizonte mantém uma frota ativa de 6.377 táxis. Destes, 195 veículos são da linha premium, enquanto 124 operam no serviço de táxi-lotação, circulando pelas avenidas do Contorno e Afonso Pena. Além disso, a cidade conta com 34 táxis acessíveis, adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A expectativa da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) é que cerca de 6 mil veículos sejam adesivados durante a feira. No entanto, a adesivação é apenas o primeiro passo.

Taxistas terão prazo para padronizar veículos

Após o evento, os taxistas terão 90 dias para providenciar a adequação de seus veículos, um período que levanta questões sobre a logística e os custos envolvidos.

Segundo o gerente de Controle e Vistoria da Frota da Sumob, Rodrigo Pimenta da Silva, a nova marca reforça a identidade de um serviço de utilidade pública caracterizado pela modernidade dos veículos e pelo alto padrão de qualidade.

“Atualmente, nossos táxis têm, em média, 3 anos e 11 meses de uso. A nossa frota é diversificada, composta por diferentes marcas e modelos, o que contribui para a eficiência e a adequação às necessidades da população”, informa.

Equipes da Sumob/BHTrans estarão no local orientando sobre a utilização do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte que tem como objetivo agilizar e facilitar o atendimento aos taxistas, permitindo que as solicitações sejam registradas de forma on-line, sem que haja necessidade de deslocamento até o setor de atendimento, localizado no Bairro Buritis, entre eles:

  • baixa de veículo,
  • afastamento médico,
  • e renovação de registro.

Dois serviços ainda requerem atendimento presencial: os taxistas que utilizam o taxímetro biométrico e precisam renovar a biometria devem comparecer ao posto localizado no Buritis, assim como os profissionais que necessitam concluir a Transferência de Permissão, que também deve ser presencial.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas