Teatro e dança movimentam a Capital

Os três teatros públicos municipais, Francisco Nunes, Marília e Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, são palco de espetáculos da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc). Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$ 20,00, ou nas bilheterias dos teatros, duas horas antes das apresentações, com valores que variam de acordo com o espetáculo.
Neste sábado (7), às 20h30, e no domingo (8), às 19h, o Teatro Francisco Nunes recebe o espetáculo “Café com Jandira, a Comédia”. Com texto de Freddy Mozart e direção de Kayete, a peça revela a dinâmica do relacionamento da personagem Jandira com sua família, fazendo um convite para o público seguir um dos lemas do ator e comediante Paulo Gustavo (1978-2021): “rir é um ato de resistência”. A peça tem classificação indicativa de 10 anos.
Nos próximos dias 13, 14 e 15, sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h, o Francisco Nunes recebe o espetáculo de dança “Peccatum” (foto), que confronta a hipocrisia social e conceitos baseados em dogmas religiosos. Com passos de dança de salão que se entrelaçam com encenações teatrais e movimentos acrobáticos, o espetáculo leva o espectador a uma reflexão sobre seus próprios valores. A classificação indicativa é 10 anos.
Para o público infantil, o teatro recebe neste sábado (7), domingo (8), e nos dias 14 e 15 de janeiro, sábados e domingos, às 16h, o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho”. Adaptação do clássico de Charles Perrault, que conta a história da menina Chapeuzinho Vermelho na sua aventura para levar doces à avó. O que ela não espera é encontrar com o perigoso Lobo Mau no meio do caminho. A classificação da peça é livre.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Marília recebe no próximo dia 13, sexta-feira, às 20h, é a vez de “Bicho no Concreto”, do Stúdio Arte e Passo. O espetáculo de dança contemporânea busca traçar paralelos entre a construção da matéria e a construção humana. Observar nossas relações comportamentais em sociedade e perceber como respondemos a um estímulo deixa evidente, dentro da concretude da nossa evolução, a fragilidade das nossas condições existenciais. A classificação é livre.
Para o público infantil, o teatro apresenta neste sábado (7) e domingo (8), às 16h, o espetáculo “O Gato de Botas”, da Duart Produções Artísticas. A peça mostra a história de quatro crianças que se juntam ao Gato de Botas em uma viagem mágica pela literatura, com músicas divertidas, soluções contemporâneas e uma dramaturgia moderna. No final de semana seguinte, dias 14 e 15, às 16h, é a vez do espetáculo “A Vaquinha Lelé”, também da Duart Produções Artísticas. A peça traz uma história recheada de afeto, amizade, alegria e amor à natureza. A simpática vaquinha faz vários amigos em seu primeiro passeio, e sai em busca de conquistar seu maior sonho: voar.
Nos próximos dias 13 e 14, sexta e sábado às 20h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, será apresentado o espetáculo “Pouso Forçado”, da Cia Kairos Produções, comédia romântica que aborda temas da atualidade e promove reflexões sobre situações do dia a dia de um casal. A classificação indicativa é 16 anos.
Ouça a rádio de Minas