Variedades

Teatro em Movimento chega a 19ª edição

Teatro em Movimento chega a 19ª edição
Crédito: Murilo Basso/Divulgação

Festival responsável pela circulação de espetáculos teatrais por mais de 15 cidades brasileiras, o Teatro em Movimento chegou ao 19º ano com um obstáculo que parecia intransponível: o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Em pouco tempo, o evento, idealizado por Tatyana Rubim, driblou o desafio e se transformou em Teatro EmMov Digital, plataforma pioneira que incluiu um curso de formação em teatro digital, uma websérie produzida por artistas de teatro (#Quarentemas) e três montagens teatrais inéditas, que chegam ao ambiente digital entre dezembro e janeiro. Esta última etapa do projeto foi batizada como CenaWeb e tem a coordenação de Tatyana Rubim e de Mariana Lima Muniz, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pós-doutorado em teatro e internet.

Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes (foto) assumiram o desafio de criar três projetos novos e concebidos especialmente para a internet. O trabalho teve início a partir de uma imersão com o artista multimidiático Matías Umpierrez, referência mundial pelo trabalho criado a partir de teatro, vídeo e intervenções urbanas. O período foi fundamental para a definição dos temas e das pesquisas que os três artistas começariam.

Desde então, foram produzidos três trabalhos que dialogam com o universo digital e o atual mundo pandêmico de formas distintas. Através de recursos como a transmissão ao vivo, as narrativas dos games e as relações entre teatro e audiovisual, as montagens chegarão aos espectadores de forma gratuita pelo site do Teatro em Movimento.

“Ítaca, 365, apto 23” (Cacá Carvalho), “Ato” (Barbara Paz) e “(Des)memória” (Yara de Novaes) vão estrear respectivamente nesta segunda-feira (7), terça-feira (8) e 10 de janeiro. ‘Ítaca, 365’ fará temporada virtual até o próximo dia 13, enquanto “Ato” ficará disponível na plataforma por 30 dias.

No próximo dia 8, haverá ainda uma live sobre ‘Ato’ com Barbara Paz (direção), Eduardo Moreira e Alessandra Maestrini (elenco) e Tatyana Rubim (idealização e coordenação de produção).

‘Estamos fazendo o teatro do possível. É teatro porque são pessoas do teatro e, ao mesmo tempo, exploramos as diversas teatralidades existentes no universo digital e sua capacidade de manipulação e transformação, permitindo uma interação diferenciada com o espectador. Não é só colocar uma peça na web, mas explorar a web como linguagem em suas especificidades”, ressalta Mariana Lima Muniz.

‘Foi preciso entender este novo ambiente, trazer os profissionais certos e produzir algo novo para um público que também deve ser considerado um ‘novo espectador’, por se comportar de modo diferente do presencial. É o desafio de construir o novo para o novo normal’, complementa Tatyana.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas