Teatros de BH oferecem programação infantil gratuita nas férias de julho; veja a programação

Durante o recesso escolar de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza mais uma edição do projeto “Férias nos Teatros”, iniciativa gratuita voltada ao público infantil e às famílias. De 19 a 27 de julho, o Teatro Francisco Nunes, o Teatro Marília e o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado recebem uma série de espetáculos de companhias mineiras, com propostas que vão de música e teatro de bonecos à contação de histórias e à palhaçaria.
A iniciativa integra o Circuito Municipal de Cultura e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, formar novos públicos e oferecer experiências lúdicas e educativas por meio das artes cênicas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla ou nas bilheterias dos teatros, com uma hora de antecedência.
Neste ano, a programação reúne dez espetáculos infantis, com classificação livre e acessibilidade em Libras. Entre os destaques estão: “Chuá”, da Insensata Cia. de Teatro; “Aquarela – Um Show Cênico Autoral para Crianças”, da Maria Cutia; e “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, do Conexão Galpão.
Programação por teatro
Teatro Francisco Nunes (Centro):
- 19/07 (sábado): “Chuá” – Espetáculo que propõe reflexões sobre a água e o meio ambiente, com brincadeiras, músicas e memórias compartilhadas.
- 20/07 (domingo): “Aquarela” – Com cenários pintados ao vivo, a peça explora temas como solidão e bullying em uma apresentação interativa com canções autorais.
Teatro Marília (Santa Efigênia):
- 19/07 (sábado): “Afrozinha e o Baobá de Histórias” – Com repertório voltado à cultura afro-brasileira, o espetáculo celebra símbolos como a boneca Abayomi e o Baobá.
- 20/07 (domingo): “Show Avoar” – Palhaçaria, música e improviso dão o tom do espetáculo protagonizado pelas palhaças Brisa e Tecla.
- 26/07 (sexta): “As Aventuras de Matias” – Uma divertida jornada submarina começa dentro da banheira do personagem Matias.
- 27/07 (sábado): “Cantigas para acordar o rio” – Musical inspirado nas obras de Manoel de Barros, que convida o público a uma reconexão com a natureza.
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado (Alípio de Melo):
- 24/07 (quarta): “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira” – A peça aborda questões ambientais por meio de personagens lúdicos e canções educativas.
- 25/07 (quinta): “Brincadeiras Sonoras” – Show de Edu Pio que transforma brincadeiras infantis em música com participação ativa da plateia.
- 26/07 (sexta): “Infantil Interativo”, com Professor Davi Henrique – Um espetáculo musical participativo com clássicos do cancioneiro infantil.
- 27/07 (sábado): “Tem saci no meu quintal!” – O grupo O Quintal da Guegué apresenta o Saci como símbolo de resistência e sabedoria popular, com histórias e músicas ao vivo.
Circuito Municipal de Cultura
Realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon, o Circuito Municipal de Cultura busca descentralizar e democratizar o acesso às atividades culturais. Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, até setembro de 2024, o Circuito promoveu mais de 1.150 ações culturais, alcançando cerca de 580 mil pessoas e envolvendo quase 7 mil artistas e técnicos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Serviço
- Férias nos Teatros
- De 19 a 27 de julho
- Teatro Francisco Nunes (Centro), Teatro Marília (Santa Efigênia) e Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado (Alípio de Melo)
- Entrada gratuita – ingressos disponíveis pelo Sympla ou na bilheteria, com 1h de antecedência.
Ouça a rádio de Minas