Variedades

Temporada 2026 da Filarmônica começa em 28 de fevereiro; veja novidades

Durante o evento, o público ouviu uma prévia do que vem por aí no ano que vem
Temporada 2026 da Filarmônica começa em 28 de fevereiro; veja novidades
Filarmônica lançou temporada do próximo ano na última quarta-feira (8) com prévia de grupos de cãmara da orquestra | Foto: Divulgação Eugênio Sávio

A música orquestral já está afinada para o ano que vem. A Temporada 2026 da Filarmônica de Minas Gerais vai começar no dia 28 de fevereiro na “casa” da orquestra – a Sala Minas Gerais. O lançamento contou com a presença dos assinantes, dos amigos da Filarmônica e também do público, na última quarta-feira (8). O anúncio foi feito pelo diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, e pelo maestro associado, José Soares. No mesmo dia, foi aberta também a Campanha de Assinaturas 2026, na qual a Filarmônica oferece, anualmente, assinaturas para cinco séries de concertos.

O público ouviu uma prévia do que vem por aí em 2026. No dia do lançamento, grupos de câmara da Filarmônica se apresentaram, dando destaque a algumas obras da temporada do ano que vem.

Seguindo a tradição que nos honra e nos compromete, traremos ao palco um repertório amplo e diverso, no qual o vigor das obras se entrelaça à sensibilidade de solistas e regentes convidados que hoje iluminam a cena internacional da música clássica. Em pouco mais de uma década, a orquestra e sua sala tornaram-se, juntas, um ponto de encontro onde som, beleza e emoção têm sido uma constante oferta à vida cultural de Belo Horizonte, de Minas Gerais e de todos que nela encontram abrigo para o espírito”, ressalta o maestro Fabio Mechetti.

Em 2026, a Filarmônica vai celebrar os 50 anos de morte de Britten; 200 anos de morte de Weber; 125 anos de morte de Verdi; 125 anos de morte de Kalinnikov; 150 anos de nascimento de Wolf-Ferrari; 150 anos de nascimento de Falla e 75 anos de morte de Schoenberg. Em 2026, a Sala Minas Gerais receberá artistas de renome nacional e internacional, como solistas do porte de Natasha Paremski, Jörgen van Rijen, principal trombonista da celebrada Concertgebouw de Amsterdã; o violoncelista colombiano Santiago Cañón-Valencia; o flautista Anthony Trionfo, que faz sua estreia com a Filarmônica, além do retorno de nomes queridos do público, como Arnaldo Cohen, Ricardo Castro, Cristian Budu, Sonia Rubinsky e Guido Sant’Anna.

Concerto inaugural

A Temporada 2026 vai se iniciar com a série “Fora de Série”, no dia 28 de fevereiro, às 18h, na Sala Minas Gerais. Um dos compositores mais influentes de toda a história, Johann Sebastian Bach é o destaque da abertura da série deste ano, que apresenta como solistas os violinistas Rommel Fernandes e Ara Harutyunyan e a violinista Hyu-Kyung Jung, todos músicos da orquestra. O concerto vai apresentar como a influência de Bach se revela no humor e na leveza da Sinfonia Simples, de Britten, e em uma das grandes Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. A regência será do maestro associado da Filarmônica, José Soares.

A programação completa da Temporada 2026 da Filarmônica pode ser acessada no site da Filarmonica. É possível fazer o dowload gratuito do livro da temporada.

Campanha de assinaturas – As assinaturas da Filarmônica de Minas Gerais são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O assinante recebe vantagens que vão de descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, gratuitamente, em casa, os ingressos das apresentações compradas.

Todas as informações sobre preços, tipos de pacotes, combos disponíveis, série de concertos, etc podem ser acessados no site. (Com informações da Filarmônica de MG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas