Variedades

The Town comemora sucesso de edição histórica

Próxima edição do maior festival de São Paulo foi confirmada para 2025
The Town comemora sucesso de edição histórica
Crédito: Diego Padilha

Com meio milhão de ingressos esgotados e milhares de pessoas compartilhando mais de 235 horas de música durante cinco dias de evento, o The Town foi considerado um sucesso pela Rock World – empresa que organiza e produz o festival e o Rock in Rio.

Durante coletiva de imprensa na Cidade da Música após o último dia de evento, os organizadores divulgaram um balanço com os resultados conquistados pelo The Town até o último dia de festival, além de algumas projeções.

Entre os destaques da edição considerada histórica, está o impacto econômico do festival em São Paulo que, segundo a organização, foi de R$ 1,7 bilhão.

Em levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP), a ocupação dos hotéis na capital paulista entre os dias 2 e 10 de setembro, quando aconteceu o festival, passou dos 85%, número 25,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em operação inédita, o trem e metrô funcionaram por 24h para atender o público do festival. De acordo com o balanço divulgado, 237 mil pessoas optaram pelo deslocamento usando esses meios de transporte. Já o The Town Express recebeu com 210 mil usuários.

Dentro da Cidade da Música, até o último dia de evento, o The Town – O Musical se consagrou com uma das grandes atrações do espaço. No mesmo período, segundo organização do festival, 460 mil copos reutilizáveis foram vendidos, somando aproximadamente 10 toneladas de resíduos economizadas.

Na loja de produtos oficiais 100 mil itens foram vendidos. Na parte de tecnologia foram 300 mil downloads de aplicativo e o público deu nota 9.5 para o sinal 5G da Vivo.

As redes sociais também refletiram o sucesso do The Town. Foram mais de 270 mil novos seguidores nas redes do festival, mais de 80 milhões alcançados pelas campanhas de TV, 22 milhões de conversas geradas e 146 horas nos trending topics do Twitter.

A vice-presidente de reputação de marca da Rock World, Roberta Medina, confirmou a próxima edição do maior festival de São Paulo para 2025.

“Chegar em São Paulo é um marco. Nos inspiramos na Cidade e realizamos o maior evento já visto por aqui. Foi de fato emocionante ver tudo isso nascer e as pessoas vivenciarem tudo o que construímos. Como diz o Roberto, chegamos para ficar e em 2025 retornaremos com tudo para a segunda edição do The Town, trazendo um olhar especial para todos os aprendizados e como podemos trazer uma experiência ainda melhor para nossos fãs. O público mal pode esperar para o que estamos preparando” comentou.

Ela reforçou ainda que “a partir de agora, todo ano teremos ao menos dois grandes festivais acontecendo pela Rock World. E o ano de 2024 promete muitas surpresas e novidades. Vamos celebrar marcos importantes: Rock in Rio Brasil e Rock in Rio Lisboa celebram 40 e 20 anos, respectivamente. Teremos muita história para construir e para contar”, comemorou.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o sucesso da primeira edição do The Town e celebrou o retorno do festival em 2025.

“Eu quero registrar a nossa felicidade de ter trabalhado ao lado de profissionais tão capacitados como é a equipe do Roberto Medina. Vocês são muito bons e tudo isso fez com que a gente conseguisse ter na cidade de São Paulo o maior evento de todos os tempos” agradeceu Nunes.

“A gente fez essa primeira etapa de investimento da Prefeitura com relação à adequação dos espaços para receber esse evento maravilhoso. A repercussão da cidade de São Paulo e do Brasil no mundo foi muito positiva. A gente vai continuar agora com as obras de adequação para poder ter aqui em São Paulo eventos ainda maiores”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes.

Já o secretário de turismo, Roberto Lucena, participou da coletiva como representante do Governo do Estado de São Paulo, ressaltando os resultados positivos do festival.

“O sucesso do The Town foi construído, evidentemente, com a competência, liderança e expertise do Roberto Medina e todo o seu time. Isso não seria possível também sem essa sintonia fina que existe entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo, entre o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes. Nós tivemos um evento extraordinário que sobe a régua dos eventos no Brasil”, afirmou.

The Town passa oficialmente o bastão para o Rock in Rio.

Mal terminou a primeira e histórica edição do The Town, a Rock World já começa a se preparar para as edições de 40 anos do Rock in Rio no Brasil e 20 anos do Rock in Rio Lisboa, que acontecem em 2024. 

Logo após o fechamento dos portões da Cidade da Música no último dia do The Town, a chave já começa a virar para o próximo ano que será de grandes celebrações.

A organização confirmou as datas da próxima edição no Brasil nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro, e reforçou as datas já anunciadas de Lisboa, que acontece nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.

“Se 2023 marcou a construção de uma nova história e vi ficar de pé meu novo sonho, o The Town, para 2024 vamos celebrar também em grande estilo os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo e será imperdível. Já temos data e já estamos debruçados na construção de tudo o que o público encontrará na Cidade do Rock. Podem se preparar. Será gigante”, afirmou o criador e presidente da Rock World, Roberto Medina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas