Variedades

Tianastácia celebra 25 anos com novo disco

Tianastácia celebra 25 anos com novo disco
Crédito: Alexandre Neves

Uma banda que há 25 anos cria, compõe e desfila a experiência que a estrada e a vida proporcionaram. Dá para contar nos dedos os artistas que chegaram a um quarto de século no Brasil, mas o Tianastácia se encontra, sem dúvidas, em posição de destaque no cenário do rock nacional. “Estamos na pista há duas décadas e meia sem parar. Ininterruptamente roqueiros, de raiz, e migrando pelo interior do País, sem distinguir mega palcos dos espaços mais intimistas. São poucos os grupos que se mantém tanto tempo unido. É um privilégio e motivo de gratidão conseguirmos manter essa chama acesa”, diz o vocalista Podé.

Hoje, o Tianastácia lança “Sonhos Loucos”, o 13º disco da carreira, que conta com produção do renomado Liminha, além de participações de Dinho Ouro Preto e Samuel Rosa, entre as oito regravações e cinco canções inéditas, totalizando 13 faixas. A canção de trabalho e que dá nome ao projeto, composta por Antônio Júlio Nastácia, Podé Nastácia, Beto Nastácia e Rafael Oliveira, é uma imersão às relações sociais contemporâneas, que requerem constante lembrança do porquê nos unimos a quem amamos. “As origens fazem parte da nossa vida e a elas precisamos estar, permanentemente, conectados. Sempre visando o afeto, a amizade e amor pelo próximo. É o que traduzimos em “Sonhos Loucos”, afirma Antônio Júlio.

O jornalista e historiador Rafael Oliveira, parceiro do grupo no single, analisa: “O refrão diz tudo. Como fã e amigo dos músicos, compreendo que na carreira inteira, o Tianastácia carregou a bandeira do amor – e aqui me refiro ao amor no sentido completo – ou seja, aos fãs, aos palcos, à arte, aos amigos e a cada parceiro que tiveram neste um quarto de século. O amor, aquele sentimento puro, é o que o quarteto mineiro significa, em sua síntese”. Acebolado, o álbum de estreia, foi lançado pelo icônico selo independente “Cogumelo Records”, no fim de 1996. Desde então, a banda acumulou conquistas e experiências, hits e fãs por todo o Brasil. O time é formado pelo vocalista Podé Nastácia, o guitarrista Antônio Júlio, o baixista Beto Nastácia e o baterista Dudu Azevedo Nastácia, recém-ingresso no grupo.

Na turnê em que celebra 25 anos de carreira, o conjunto convidou Dudu Azevedo Nastácia, que chegou neste ano e faz questão de registrar: “Tocar em uma banda como o Tianastácia é a realização de um sonho. Algo que imaginei e que desejei a vida inteira, e finalmente estou realizando. Durante os últimos 30 anos da minha vida, vivi para a música em grande parte do meu tempo, oxigenei esse sonho, perseverei e não esmoreci”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas