Variedades

“Tiradentes em Cena” tem o afeto como tema

“Tiradentes em Cena” tem o afeto como tema
Crédito: Thiago A. Morandi

A 9ª edição da mostra de artes cênicas “Tiradentes em Cena” será realizada a partir de amanhã e até o próximo sábado, de forma gratuita e on-line. O evento traz o afeto como tema e acontecerá exclusivamente no ambiente virtual com programação ao vivo, pré-estreias, catálogo de espetáculos, oficinas, lives, cenas curtas e seminário disponível gratuitamente.

Em 2021, o “Tiradentes em Cena” foi atravessado pelo desejo de afetar. A temática proposta pela mostra traz para o palco virtual os novos processos do fazer teatral, os universos simbólicos, novas linguagens e ferramentas, a expressão, a reinvenção, os novos territórios. Tudo passará pelo afeto e como ele nos torna mais humanos, assim como a arte, que atravessa e expande as pessoas.

A atriz e poeta Elisa Lucinda é a homenageada deste ano e abrirá a mostra numa apresentação ao vivo pelo Instagram. Elisa também apresentará o espetáculo “A paixão segundo Adélia Prado” no canal do Youtube e encerra o festival com o recital inédito na “Boca da Palavra” construído dramaturgicamente através do mergulho poético da sua obra, fará essa live com sua parceria e atriz Geovana Pires.

Assim como nos anos anteriores, o “Tiradentes em Cena” mantém sua característica de oferecer ao público um leque variado de gêneros, desta vez num formato inédito tanto para quem está fazendo quanto para quem está assistindo. Encontros virtuais, seminários, rodas de conversa e oficinas darão um panorama atual do cenário cultural.

“A migração para o ambiente digital certamente afetou a possibilidade dos encontros reais que só o teatro proporciona. Porém, conseguimos fazer uma curadoria que inclui grupos de lugares mais distantes e que, presencialmente, fica mais difícil viabilizar devido ao alto custo da logística. O ambiente virtual amplia o acesso e a abrangência da mostra”, avalia Aline Garcia, idealizadora e diretora-geral do “Tiradentes em Cena”.

A internacionalização da mostra é mais um sonho que começa a ser concretizado primeiro no campo virtual. Esse desejo surge da necessidade de criar um pólo de intercâmbio e difusão de obras e grupos. Em parceria com a atriz, diretora e coordenadora do Corredor Latinoamericano de Teatro, Carolina Correa, viabilizaremos dois espetáculos e uma roda de conversa com artistas de outros países.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De Buenos Aires vem o espetáculo “Devil”, dirigido por Sergio Albornoz e que conta histórias de violência na vida de cinco mulheres. Já o espetáculo espanhol “No Fi”, dirigido pelo argentino Mauro Molina, aborda as questões atuais da sociedade. Também acontece um bate papo sobre os possíveis caminhos e desafios da internalização das Artes Cênicas nos festivais brasileiros.

“Desde nova lutei e sonhei por uma maior integração cultural entre os países da América Latina. É comum escutar que o Brasil está de costas para os outros países latinos ignorando suas culturas e histórias que, afinal, nos pertencem também. Apesar da globalização, as culturas não se comunicam tanto quanto poderiam”, ressalta Carolina Correa, parceira da mostra e coordenadora da residência artística do “Tiradentes em Cena”.

A diversidade de apresentações e o intercâmbio entre artistas sempre fizeram parte do “Tiradentes em Cena” e este ano não será diferente. O Festival Cenas Curtas, realizado em parceria com o espaço de criação “OAndarDeBaixo”, continuará toda on-line e voltada para experimentação desse campo artístico no qual teatro e audiovisual se entrelaçam, criando poéticas tecnológicas.

Uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais selecionarão dez propostas que serão exibidas no canal do Youtube do “Tiradentes em Cena”. O público irá escolher três delas para serem premiadas com valor em dinheiro e destaque na plataforma.

Seminário – O Campus Cultural DAC – UFMG em Tiradentes segue como parceiro de mais uma edição da mostra. Esse ano ele apoia o seminário “Modos de Produção e Gestão Cultural”, com organização Professora Heloisa Marina (EBA – UFMG), nomes como Daniele Sampaio (Sim! Cultura/Campinas), Sérvulo Matias (EntreVista/secretário de Cultura de Tiradentes), Felipe de Assis (FIAC\Bahia), Andrea (Segunda Preta/BH), Tina Dias (Grupo Arma Trux/BH), Juliano Pereira (Teatro da Pedra/SJDR), entre outros estarão presente na mesa.

Outra novidade é a residência artística de Criação Autoficcional Sensorial, com a diretora e atriz Carolina Correa coordenando as criações de quatro atrizes da região das vertentes.

 Já  o Ciclo de Capacitação Sesc Tiradentes em Cena traz rodas de conversa, workshop e oficina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas