Fim de uma era: Bar do Salomão fecha as portas na Serra, mas promete volta com ‘gás total’

Depois de mais de sete décadas sendo ponto de encontro de torcedores atleticanos e amantes do bom boteco, o icônico Bar do Salomão, no bairro Serra, em Belo Horizonte, está prestes a fechar as portas em seu endereço original. A mudança acontece após uma proposta considerada “irrecusável” para transformar o local em mais uma unidade da rede Droga Raia.
Segundo o dono, Salomão Jorge Filho, o bar vai reabrir em novo endereço e com a mesma alma alvinegra de sempre. Ele explica também que o falecimento da mãe influenciou na decisão da venda do imóvel.
“O imóvel, onde funciona o bar, é da minha família. Tenho quatro irmãs, então o espaço não era só meu. A gente já vinha negociando com essa drogaria há uns dois, três anos e, agora, recebemos uma proposta irrecusável e decidimos aproveitar. Cavalo arreado só passa uma vez”, explica Salomão.
Repercussão
O anúncio do fechamento do bar, que funcionará pela última vez na esquina da rua do Ouro no dia 13 de setembro, causou uma comoção entre os torcedores que frequentavam o reduto e surpreendeu Salomão. “Eu até assustei. Eu não sabia que o bar era um ícone para muitos atleticanos. A gente não fica sabendo assim. E agora tem gente vindo de longe para vir ao bar. Fiquei muito assustado com a dimensão”, comenta.
E foi a surpresa que deu um incentivo a mais para o atleticano não deixar o estabelecimento acabar, mesmo com a mudança de endereço. “Acabou que deu um gás para não deixar morrer. O ‘trem’ foi muito impactante. Então, estamos olhando outros lugares aqui na Serra, já tem um que está quase acertado, que é aqui do lado”, anuncia.
No novo local, Salomão quer manter a estrutura e a identidade do bar original, que é repleto de camisas e ornamentações do Atlético, mas, ao mesmo tempo, melhorar a estrutura. “Onde estou planejando reabrir é maior e é portão fechado. Porque esse negócio de rua, essa confusão igual fica na rua aqui eu não quero mais. Quero fazer tudo bem organizadinho e planejado”.
Bar familiar
Em frente a uma drogaria Araújo, ao lado de uma drogaria Pague Menos e de uma padaria, o Bar do Salomão existe em uma esquina do bairro Serra há mais de 75 anos, quando foi inaugurado pelos avós do atual dono. “Passou para o meu pai, que tocou o bar. E eu já estava no embalo, fazia faculdade, mas resolvi assumir o bar e fiquei até hoje”, relembra.
Ao ceder o espaço para a terceira farmácia no entroncamento das ruas do Ouro, Amapá e Palmira, Salomão revelou que a tradição familiar não deve continuar nas próximas gerações. “Tenho dois filhos, um faz engenharia e o outro direito e eles não querem seguir. Eles não querem assumir o bar. A ideia era deixar eles assumirem e eu ficar de fora, sem assumir lucro ou venda somente para continuar, mas não querem”, explica Salomão.
Para a despedida do ponto, a equipe do bar está planejando uma grande festa de encerramento. Os detalhes ainda serão divulgados. Apesar da mudança, o recado de Salomão é claro: o bar vai continuar existindo em outro ponto do Serra com ele no comando. “Massa atleticana, não vamos parar”, anuncia o proprietário.
Ouça a rádio de Minas