Variedades

Trilha sonora é tema de concerto

“A Morte do Bode Tião” é uma criação inédita, escrita especialmente para a Academia Orquestra Ouro Preto
Trilha sonora é tema de concerto
Crédito: Rapha Garcia

A excelência e a versatilidade que regem as escolhas artísticas da Orquestra Ouro Preto, uma das mais reconhecidas formações do País, também pautam sua Academia Jovem, projeto que prepara talentos para a música de concerto e que inova mais uma vez ao proporcionar aos bolsistas a experiência de gravar o seu primeiro álbum. E para compartilhar esse momento tão especial, os jovens músicos convidam o público para um concerto de gala neste sábado (26), às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla.

A noite promete ser marcante para cada um dos 33 bolsistas que fazem parte da orquestra jovem, já que a apresentação é também mais uma etapa de preparação para esse momento tão relevante de suas trajetórias educacional e profissionalizante com a realização do primeiro registro fonográfico, que ocorrerá em outubro.

“O processo de gravação é muito intenso e importante para um músico, que vai imprimir ali o seu som, e aquilo fica registrado, materializado e eternizado nas plataformas digitais. E por isso a performance musical, a qualidade musical, a sonoridade, o nível de exigência em geral dentro de um estúdio é muito alto. O músico está em seu maior momento de exposição, no encontro com ele mesmo, quase de autoconhecimento”, analisa o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto.

O repertório foi especialmente pensado para proporcionar aos jovens artistas e ao público uma variedade de sensações e sonoridades da música de concerto. Na primeira parte do programa, serão interpretadas obras escolhidas para integrar a gravação do álbum, começando por “Suíte Saint Paul”, de Gustav Holst, uma peça para cordas que ocupa importante papel histórico e didático, de extrema expressividade e musicalidade, sendo um exercício não apenas para estudantes, mas também já gravado por diversas orquestras profissionais.

Na sequência, mais um grande desafio, as “Danças Romenas” de Bartók, que, segundo o maestro Rodrigo Toffolo, permite que a academia mude o som, o timbre, que o conjunto possa se mostrar diferente e criar as sensações que cada uma dessas peças impõe. “É uma obra muito desafiadora do ponto de vista interpretativo”, adianta o regente.

Fechando o programa que será registrado no álbum, “A Morte do Bode Tião” é uma criação inédita, escrita especialmente para a Academia Orquestra Ouro Preto, inspirada em um cordel que narra a história de um bode muito faceiro, que aprontava com a meninada da cidade, e que um dia, depois tanto comer farinha e beber água, acaba tendo um trágico fim.

A segunda parte do programa vem carregada de sensibilidade e promete aquecer os corações do público. O repertório será completado por grandes clássicos do cinema, sucessos que fizeram parte de trilhas sonoras que marcaram época e até hoje emocionam as mais diversas plateias.

Núcleo educacional

A Academia Orquestra Ouro Preto é um dos braços do núcleo educacional da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de formar e preparar jovens entre 18 e 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto. Atualmente, 33 músicos integram o projeto, que conta, desde sua criação, em 2019, com o patrocínio da SulAmérica.

Os instrumentistas em formação têm dois encontros semanais com os instrutores-professores da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de desenvolver a percepção, a técnica e a expertise do trabalho em conjunto. Para isso, os bolsistas têm apoio financeiro e acompanhamento psicológico, em uma parceria inédita com a PUC Minas.

Segundo Rodolfo Toffolo, coordenador do projeto, a Academia cumpre simultaneamente dois importantes papeis. “O primeiro é o viés social, onde acolhemos esses jovens, oportunizamos uma vivência musical com colegas da mesma geração, desenvolvendo o convívio e o aprimoramento musical dentro da orquestra, contando com a ajuda de uma bolsa de estudos para isso”, explica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas