‘Tudo é Jazz’ se rende a Ray Charles e Pixinguinha

Mais uma vez, Belo Horizonte será palco do “Tudo é Jazz”, evento pioneiro do gênero em Minas Gerais e um dos maiores do País, apresentado pela Gerdau. Em sua 22ª edição, o festival homenageará os geniais Ray Charles e Pixinguinha e acontecerá de 19 a 28 de julho, com programação musical totalmente gratuita nos dias 19 (sexta-feira), 20 (sábado) e 21 (domingo).
Dessa vez, os shows acontecerão ao ar livre, no Beco do Drummond (Praça Carlos Drummond de Andrade), na lateral do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.
“A mudança promete tornar a experiência ainda mais agradável e acolher o público para curtir os espetáculos diretamente na Praça da Liberdade”, explica Rud Carvalho, diretor geral do festival. Neste ano, a curadoria do Tudo é Jazz é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo.
A cada edição, o “Tudo é Jazz” é ilustrado com uma exposição artística e, este ano, trará desenhos e rabiscos de autoria do artista e estilista Ronaldo Fraga, retratando os homenageados, que poderá ser visitada de 19 a 28 de julho, no segundo andar do MM Gerdau. “Desde o primeiro momento que foi proposto e aceito pela direção do Tudo é Jazz que o encontro deste ano fosse entre esses dois gênios da música internacional e brasileira, eu comecei a rabiscar e a desenhar os dois sem compromisso algum. O resultado dessa catarse estará na exposição”, comenta o artista, responsável também pela direção artística do festival, assinando a identidade visual e a cenografia da exposição itinerante e dos palcos da capital mineira e de Ouro Preto, além de Congonhas, Ouro Branco e Itabirito, por onde o evento também será apresentado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O festival promove intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e já trouxe para o Brasil mais de 1.600 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows.
A primeira apresentação musical será nesta sexta-feira (19), às 20 horas, e surpreenderá o público com o menino prodígio, Chrystian Félix, 16 anos. Autodidata em vários instrumentos – piano, flauta doce, bateria, baixo e guitarra – ele se apresentará ao piano, quando mostrará a potencialidade do seu talento, desenvolvido a partir de aplicativos e tutoriais que ensinam notas musicais e partituras. Em seguida, tem shows às 20h30 e 21h15.
Quem quiser conferir a programação completa pode acessar o site e o Instagram oficial: @tudoejazz.
Ouça a rádio de Minas