Variedades

Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport

No Dia Mundial do Queijo, 20 de janeiro, às 10h, o estande contará com a participação direta de produtores mineiros
Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport
Foto: OFK Films / Divulgação

O BH Airport estreia um estande temporário dedicado ao queijo minas artesanal. A iniciativa, do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) em parceria com o terminal mineiro e patrocínio da Gerdau, visa projetar um dos maiores símbolos do Estado para o cenário nacional. No Dia Mundial do Queijo, celebrado nesta terça-feira (20), às 10h, o estande contará com a participação direta de produtores mineiros, que compartilharão a história por trás de suas peças, além da presença do “Qjim”, mascote em formato de queijo que interage com o público.

A exposição permanente do CRQA estará de portas abertas ao público às quintas e sextas, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h. Grupos escolares, corporativos e a comunidade podem agendar visitas guiadas gratuitas pelo e-mail [email protected].

As visitas contam com roteiros especialmente preparados para cada faixa etária: crianças, jovens, adultos e idosos. Os visitantes participam de uma degustação comentada de queijos e recebem certificados.

“Minas Gerais é reconhecida mundialmente pela tradição em produzir queijos de qualidade e sabor único. Receber os passageiros apresentando um dos símbolos mais representativos do nosso patrimônio imaterial é uma maneira de traduzir e expressar a mineiridade que tanto nos orgulha”, ressalta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.

Espaço multiuso de produtos mineiros

Enquanto o estande no aeroporto serve como porta de entrada para os visitantes, o CRQA mantém suas portas abertas em uma sede permanente situada no Espaço 356, no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte. O local funciona como um complexo multiuso que une cultura, educação e negócios.

O espaço multiuso do CRQA conta com uma loja colaborativa com produtos mineiros de excelência, a primeira biblioteca do Estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula com cozinha didática para atividades formativas.

O CRQA atua em conjunto com o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC), uma escola social de gastronomia que leva a assinatura do renomado chef Leo Paixão. O foco é capacitar novos talentos e reforçar a cadeia produtiva do queijo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas