Uberlândia recebe mostra de Marcello Grassmann
O álbum Grassmannianas, em homenagem ao centenário do artista plástico Marcello Grassmann, abre no dia 4 deste mês, das 19h às 21h, na Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento, que é gratuito e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia e apoio do Laboratório de História da Arte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fica em cartaz até 31 de janeiro de 2026.
Serão exibidas 43 gravuras produzidas por artistas convidados, docentes e discentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais 1 gravura do Marcello Grassmann (que compõem a capa), totalizando 44 gravuras, além mais 8 gravuras do Grassmann (coleção particular de Uberlândia). Marcello Grassmann é reconhecido como um dos protagonistas das artes gráficas no Brasil.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Santa Bárbara recebe a 4ª edição do Festival FelizCidade
A partir desta quinta-feira (4), Santa Bárbara, na região Central do Estado, recebe a 4ª edição do Festival FelizCidade – que apresenta atrações como intervenções de rua, teatro, artes plásticas, dança, oficinas, música, exposições e feiras de artesanato. O evento, que é gratuito, conta com a presença de artistas vindos de Santa Bárbara, Catas Altas, Barão de Cocais, Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte.

A abertura do Festival terá apresentação do cantor Wilson Sideral, comemorando também os 321 anos de Santa Bárbara. A realização é da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (Adesb). O evento vai até 23 de dezembro. A expectativa é receber um público de 15 mil a 16 mil pessoas. A programação completa pode ser acessada pelo Instagram do evento (@festivalculturalfelizcidade).
Teatro da ALMG tem apresentação dia 4
O Projeto Zás recebe nesta quinta-feira (4), às 19h30, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a apresentação “Bolhas com arte: a jornada do herói”, que reúne luta marcial, bolhas de sabão e efeitos audiovisuais. O espetáculo é baseado na estrutura narrativa da jornada do herói, conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell, que aborda a trajetória de evolução e mudança do ser humano.

O Projeto Zás faz parte do programa Assembleia Cultural e mostra a diversidade de linguagens e manifestações artísticas mineiras. Trabalhos autorais, independentes ou com performances inovadoras de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outros, podem ser vistos sempre às quintas-feiras, às 19 horas.
Ouça a rádio de Minas