Variedades

UFMG avança entre as melhores universidades do mundo; veja lista

Universidade mineira registrou um desempenho superior ao de 55,4% das instituições ranqueadas em uma das listas mais prestigiadas do mundo
UFMG avança entre as melhores universidades do mundo; veja lista
Nos últimos três anos, a UFMG se posicionou acima da mediana mundial | Foto: Diário do Comércio / Leonardo Morais

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avançou em uma das seleções mais prestigiadas do mundo, a edição de 2025 do QS World University Rankings. A lista, que conta com as melhores instituições de ensino superior do mundo, foi divulgada na última terça-feira (4) e elencou a UFMG no grupo de posições 671-680.

Nas edições de 2024 e 2023, a universidade mineira figurou nas faixas 691-700 e 701-750, respectivamente. O ranking contempla 5.663 universidades de 106 países, com a Universidade de Buenos Aires liderando entre as melhores da América Latina, seguida pela Universidade de São Paulo (USP). 

Um dos destaques mencionados é o fato da universidade mineira registrar um desempenho superior ao de 55,4% das instituições ranqueadas. No ranking de 2020, o desempenho da UFMG superava o de 39,2% das instituições presentes no QS World University Rankings.

Para o diretor para Governança de Dados Institucionais, professor Dawisson Belém Lopes, apesar da entrada de novas instituições ao longo dos anos, a UFMG segue avançando de forma linear e sustentável entre as melhores do mundo. “Nos últimos três anos, a UFMG se posicionou acima da mediana mundial”, comemora.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O ranking também comprova o avanço da instituição em outras classificações. Segundo a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, os resultados sinalizam o esforço da universidade para se qualificar como referência global

“Não pautamos nossas políticas em rankings, mesmo porque eles têm suas limitações e não conseguem captar todas as dimensões de excelência de uma instituição como a UFMG. Mas entendemos que eles indicam, sim, que estamos trilhando o caminho certo”, destaca a reitora.

Entre os contextos avaliados para elaboração do ranking, a UFMG se destacou em três critérios:

1. Empregabilidade (inserção de egressos no mercado de trabalho e em postos-chave de empresas e organismos públicos);

2. Reputação acadêmica;

3. Redes internacionais de pesquisa (esforços da instituição para ampliar sua internacionalização, reforçando sua posição de liderança entre universidades mundiais.

Universidades brasileiras figuram em lista das melhores da América Latina

1. Universidade de Buenos Aires

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Pontifícia Universidade Católica do Chile

4. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

5. Alma Mater Studiorum – Università di Bologna

6. Universidad de Chile

7. Universidad de los Andes

8. Tecnológico de Monterrey

9. Universidad Nacional de Colombia

10. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

11. Universidade Federal do Rio de Janeiro

17. Universidade Estadual Paulista (Unesp)

23. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

27. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

31. Universidade Federal de São Paulo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas