Vacinação contra gripe em Minas vai até o final de julho
A Campanha de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 31 de julho, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para dar mais tempo para a população com mais de seis meses. A imunização contra a gripe é gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o Estado.
“A vacinação foi ampliada até 31/7 por dois motivos, primeiro porque estamos no período sazonal de doenças respiratórias e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque está sobrando vacinas, porque nosso grupo alvo não atingiu a meta, crianças em especial não ultrapassaram 40% de vacinação”, disse o secretário de Estado de Saúde e médico, Fábio Baccheretti.
A decisão visa a ampliar a cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários, que são:
- Crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);
- Gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Com a vacinação, há a redução não apenas do risco de se desenvolver a doença, mas também das hospitalizações e, principalmente, dos óbitos relacionados à gripe.
Cenário em Minas
Até março de 2023, foram registrados em Minas Gerais 469 internações hospitalares por Influenza. No ano passado, 132 pessoas morreram vítimas de Influenza, enquanto, neste ano, até 5/5, haviam sido registrados quatro óbitos pela doença.
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, e também pelas mãos, que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Ouça a rádio de Minas