Variedades

“Viagem imersiva” leva espectador à mente brilhante de Van Gogh em BH

Aguardada exposição de Van Gogh chega a Belo Horizonte | Crédito: Gabriela Pedroso
Paixão pelas estrelas, inspiração de algumas das grandes obras do pintor holandês, abriu inauguração de evento na Capital

Envolto pelo ingênuo espírito da infância, um menino no interior da Holanda, por volta dos seus nove anos, ensaia seus primeiros desenhos. Ali, em meio ao cultivo de flores, frutas e outras inúmeras plantas, começava a nascer, no século XIX, um dos maiores pintores de todos os tempos: Vincent Willen Van Gogh. De temperamento tempestuoso, por vezes depressivo, a tela era a sua voz, o espaço onde trazia à luz toda a sensibilidade escondida.

“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar”, disse uma vez Vincent, que décadas depois se tornaria Van Gogh, um dos maiores expoentes da arte mundial. A paixão pelas estrelas era tamanha que foi, aliás,  inspiração de algumas das grandes obras do artista holandês, como “Noite Estrelada sobre o Ródano (1888)” e “A Noite Estrelada (1889)”, que abriram a inauguração, em Belo Horizonte, da aguardada exposição “Van Gogh & Impressionistas”, no Shopping Del Rey.

Assim como na obscuridade da mente humana, a viagem imersiva pelas obras do pintor tem início em um labirinto. Nele, o espectador é convidado a “entrar e se tornar parte” do trabalho do artista, ao ser envolto pela projeção de telas em um caminho que termina em um grande salão. Para se ter uma ligeira ideia da dimensão do espaço, foram necessários mais de dois meses e meio para deixar tudo pronto para a experiência única dos apreciadores da brilhante mente.

Crédito: Gabriela Pedroso

“Estávamos ansiosos para vir pra Minas. Fomos bem acolhidos em Minas. Na nossa estreia (nesta sexta-feira, 14), teremos aqui um recorde de público, pois já temos 2.500 ingressos vendidos. É um recorde para um só dia”, disse o diretor-geral da exposição, Davi Telles, na abertura da primeira exibição na capital mineira, na noite dessa quinta-feira (13).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além do labirinto, a exposição possui um ambiente com totens espalhados trazendo fatos importantes da história de Van Gogh, como a proximidade do irmão e apoiador Theo; o episódio em que o artista, em um ataque de fúria, corta parte da orelha; e a sua afinidade com o estudo da Teologia. A exibição oferece também um bônus com outros brilhantes artistas impressionistas como Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne. Há ainda espaços instagramáveis com temas de obras de destaque do pintor.

E para levar um pouquinho da obra do grande artista para a casa, a exposição conta ainda com uma lojinha de souvenirs irresistível para os fãs de Van Gogh, com cadernos de anotação, canecas, ímãs, entre outros itens à venda. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site lightland.com.br .

Van Gogh, o homem

Conhecido pelo seu temperamento difícil e problemas psiquiátricos, Vincent Willen Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853 em Groot Zundert, na Holanda. Na cidade do interior, a economia girava em torno da atividade agrícola, com destaque para o cultivo de morangos e flores, o que pode em parte explicar a forte presença da natureza em sua arte.

Crédito: Gabriela Pedroso

Apesar de ter uma família com cinco irmãos, entre homens e mulheres, era mais próximo de Theo, quatro anos mais novo, que se tornaria seu principal apoiador e confidente.

Também teve uma vida envolta pela religião, chegando a atuar como missionário na Bélgica. Mas a sua personalidade marcante e uma história recheada de dramas pessoais são alguns dos fatores que mais atraem seus admiradores.

Entre as grandes obras de Van Gogh estão “Os comedores de batatas (1885)”, “Quarto em Arles (1888)”, “Doze girassóis em uma jarra (1889)”, “A noite estrelada (1889)”, “Autorretrato com a orelha cortada (1889)”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas