Veja os destaques da agenda cultural desta terça (19/07)

Insurgências e emergências
A união de música, literatura e diversas expressões culturais durante a estação mais aconchegante do ano: essa é a atmosfera do Festival de Inverno da UFMG, que retorna com inúmeras atividades gratuitas a partir de hoje e até o próximo dia 27. Neste ano, a 55ª edição do evento busca tratar das insurgências e emergências que afirmam a estreita relação entre estética, políticas e culturas. O público poderá aproveitar o Festival no campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura da UFMG: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Espaço Acervo Artístico UFMG. A programação no Espaço do Conhecimento inclui roda de conversa com Cristino Wapichana, performance de Luiza Romão, lançamento de livros e uma palestra conduzida por Rui Moreira, atual diretor de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
“Marco Ancestral”
A Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do Centro Cultural UFMG, convida para a abertura da exposição “Marco Ancestral”, do antropólogo e fotógrafo indígena Edgar Kanaykõ Xakriabá, amanhã, às 19 horas. A mostra integra a programação do 55º Festival de Inverno UFMG e poderá ser vista até 20 de agosto de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre. Fotografias autorais do artista trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. As obras se baseiam em registros fotográficos da sua comunidade e de outros povos, assim como de manifestações do movimento indígena no País. Edgar Kanaykõ Xakriabá é mestre em antropologia pela UFMG, tem atuação livre na área de etnofotografia, considerada como “um meio de registrar o aspecto da cultura – a vida de um povo”. Por suas lentes, a fotografia torna-se uma nova ‘ferramenta de luta’, possibilitando ao espectador um olhar distinto para os povos indígenas.
Olhar BH Shopping
O BH Shopping acaba de inaugurar um espaço dedicado a exposições fotográficas, design e obras de arte. Intitulado Olhar BH Shopping, o local recebe até o próximo dia 27 sua primeira exposição gratuita, um acervo de fotografia experimental contemporânea do fotógrafo Cícero Mafra, nome expoente do setor em Belo Horizonte, que há mais de 32 anos vem desenvolvendo trabalhos na área da luminotecnia para museus, hotéis, obras públicas, cenários e residências. A exposição revisita os 20 anos de carreira artística de Mafra através de um acervo de cerca de 50 fotos em tamanhos variados, tanto a cores quanto em preto e branco. Todas as imagens contêm detalhes de figuras, cores e espaços captados pelas lentes do fotógrafo em locais mundo afora que ele já visitou e que foram editadas digitalmente. Há fotos em Milão (Itália), Nova York e Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Istambul (Turquia), entre outras cidades.
“Férias no Palácio”
O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, está repleto de atividades interessantes para as férias de julho. Oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e brincadeiras são algumas das propostas pelo Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, coordenado pela APPA – Arte e Cultura. A programação, “Férias no Palácio”, começa hoje segue até 30 de julho, de quarta-feira a domingo, no horário regular de funcionamento do espaço. O objetivo dessas atividades é proporcionar momentos de lazer e aprendizado para todos os visitantes, além de promover a educação patrimonial e fortalecer o senso de pertencimento e proteção em relação ao patrimônio histórico. “Com uma programação diversificada para atender ao público de diferentes faixas etárias e interesses, o Palácio da Liberdade segue na direção de se abrir cada vez mais para a sociedade“, diz Natalie Oliffson, da Fundação Clóvis Salgado, gestora do espaço.
Programa Brasil das Gerais
O Brasil das Gerais, da Rede Minas, trata de um assunto que se atualiza duas vezes ao ano, sempre exigindo criatividade e desenvoltura dos pais: as férias escolares. Como preencher o tempo dos filhos no período em que não frequentam a escola? Para responder a essa e outras perguntas, o programa de hoje recebe Clausilene Santos, psicóloga clínica e psicanalista, e Viviane Ribeiro, psicopedagoga e psicomotricista. Tem, também, jogos na bancada do programa. Nesse espaço, são apresentadas opções para tornar as férias momentos especiais em família. Viviane Ribeiro dá dicas de atividades que estão longe das telas, mostrando brincadeiras lúdicas que dispensam os cliques nos tabletes e celulares. Nesse cardápio de diversão, o que não faltam são alternativas recreativas econômicas. Com apresentação de Patrícia Pinho, o Brasil das Gerais sobre opções de atividades lúdicas nas férias escolares vai ao ar hoje, às 17h. O público confere o programa pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas