Variedades

Veja os destaques culturais desta quarta-feira (20/06)!

Veja os destaques culturais desta quarta-feira (20/06)!
Arraial do PIC | Crédito: Túlio Barros

Arraiá do PIC

O Arraiá do PIC, realizado no último dia 3, reuniu o presidente da Confederação Nacional dos Clubes, Arialdo Boscolo, que veio de São Paulo e ficou encantado com o evento; o anfitrião presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares; o presidente da Federação dos Clubes de Minas Gerais, Marcolino Oliveira; e o vice-presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Edson Garcia. A noite foi linda e perfeita ao som de Michel Teló. O cantor esbanjou carisma e simpatia e fez o público cantar e dançar ao som de grandes sucessos sertanejos.

Semana Guignard

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Museu Casa Guignard, realiza a 13ª edição da Semana Guignard até o próximo domingo, em Ouro Preto. Com programação integralmente gratuita, a ação tem como objetivo homenagear e difundir a obra de Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX. Composta por apresentações musicais, palestras, lançamentos de livros, vídeos, exposições temporárias e oficinas, a Semana já faz parte do calendário cultural de Ouro Preto, integrando o conjunto de festividades da região. Neste ano, o destaque da programação fica por conta da tradicional noite de São João, no próximo sábado (24), quando o Museu Casa Guignard traz para seu público uma bela festa junina, rememorando a infância do mestre Guignard, as festas de aniversário de seu pai e as célebres paisagens imaginárias.

Arte de Efe Godoy

“A natureza está sempre presente no meu trabalho, eu sinto que a gente é uma mistura de naturezas. Nós seres humanos estamos aqui neste planeta aproveitando e esquecemos que poderíamos estar coabitando, fazendo parte, mas separamos. Tudo é natureza, porém uma natureza transformada”. A artista Efe Godoy contextualiza sua mais recente exposição, que apresenta uma inflexão sobre sua vida. A pintura é o eixo central da mostra e os símbolos da natureza, a sexualidade, a memória e o hibridismo nas formas são os temas principais. A coletânea está aberta ao público na Galeria Celma Albuquerque (rua Antônio de Albuquerque, 885, Lourdes) até o próximo sábado. Os horários de visitação são, até sexta-feira, de 10 às 19h, e no sábado, de 10 às 13h30. Quem ainda não foi conferir tem a chance de ver de perto as imagens criadas ou ressignificadas pela artista, que revelam seres híbridos, fundindo plantas, animais e seres humanos em formas singulares, com referências ao surrealismo, à arte psicodélica, mas que também remetem a um primitivismo da arte de povos originários e da arte popular.

Meninas de Sinhá e Viva Viola

As Meninas de Sinhá e Viva Viola fazem única apresentação do show que celebra o lançamento do livro “Sabor da Memória”, que será distribuído gratuitamente, hoje, às 14h30, no teatro do Minas Tênis Clube. A apresentação marca o encerramento do projeto que deu origem ao livro, e conta com músicas que trazem o resgate de memórias e saberes populares. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, limitado a um par por CPF. A classificação é livre. O repertório do show é formado por músicas do domínio público, canções compostas por integrantes do próprio grupo e alguns artistas da cultura popular. Elas cantam, dançam e encantam a plateia com canções como “Roda Ciranda”, “Mexido de Sinhá” e “Penerei Fubá”, entre outras. As artistas serão acompanhadas pelo grupo Viva Viola, formado pelos violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Pereira da Viola e Wilson Dias. Eles trazem a sensibilidade artística do universo da viola caipira, sua riqueza cultural e social.

Álbum da Orquestra Ouro Preto

A discografia da Orquestra Ouro Preto ganha mais um capítulo com o lançamento de um tributo da formação mineira dedicado ao A-Ha. O álbum, com sucessos da banda norueguesa, foi gravado na sede da orquestra e já está disponível em todas as plataformas digitais. A gravação já nasceu com grande adesão do público da orquestra e com o aval dos integrantes da banda que não só liberaram e aprovaram o projeto, como enalteceram o resultado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas