Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (23/08)!

Abertura do Fliparacatu
O Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) tem início hoje no centro histórico da cidade do Noroeste de Minas. O evento começa logo na parte da manhã, às 8h, com uma programação infantil que apresenta espetáculos, brincadeiras e rodas de conversa, e segue até às 16h. Às 17h30, o cortejo da comunidade quilombola dos Amaros abre a programação nacional e internacional do Fliparacatu com celebração e música, saindo da Praça Matriz e finalização no pórtico de entrada do festival, da Rua Goiás, onde será realizado o corte da fita e a abertura oficial do evento. O tema do Fliparacatu é “Arte, Literatura e Ancestralidade” e homenageia dois importantes nomes da literatura: a belo-horizontina Conceição Evaristo e o moçambicano Mia Couto, que estarão presentes no evento. Além deles, participam da programação mais de 60 autores, entre eles Eliana Alves Cruz, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenorio e Tom Farias. O festival acontece até domingo (27). Todas as atividades são gratuitas.
Concerto da Filarmônica
Amanhã e sexta-feira (25), às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais recebe o maestro convidado Maximiano Valdés e apresenta um verdadeiro contraste de estilos. No repertório das duas noites, “Estallido”, do jovem compositor chileno Miguel Farías, o “Concerto para violino”, do compositor panamenho Roque Cordero, a ser interpretado pela violinista norte-americana Rachel Barton Pine, além de obras de dois dos mais importantes compositores do impressionismo: “Imagens para orquestra nº 2: Ibéria”, de Claude Debussy, e “Alborada del gracioso”, de Maurice Ravel. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Regente da Orquestra Sinfônica de Porto Rico, Maximiano Valdés desenvolveu sua carreira musical nos Estados Unidos e em diferentes países da Europa, da Ásia e da América Latina. A violinista Rachel Barton Pine se destaca por suas performances calorosas e por seu importante trabalho de resgate histórico de compositores e compositoras negras.
Orquestra Jovem Ramacrisna
A Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna está completando a maioridade. Para marcar os 18 anos do projeto que transforma vidas através da música, um concerto especial será realizado hoje, às 19 horas, na sede do Instituto Ramacrisna, em Betim. Os 40 músicos que frequentam as aulas de teoria musical e prática, em instrumentos de cordas, sopro e percussão, serão regidos pelo maestro Eliseu Martins de Barros. A apresentação contará também com a participação do professor de psicologia e músico Jamie Lingwood, da Liverpool Hope University. No repertório, estarão canções como “Cor de Rosa Choque”, “Menino da Porteira” e “I Feel Good”. A orquestra foi criada em junho de 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens, situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 12 e 24 anos, a beleza do universo da música clássica.
Pintura e arte de corda
A exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” chega aos seus últimos dias de exibição. Quem ainda não visitou a mostra, agora tem mais um motivo: hoje, às 20h, a artista visual Fá Senra fará uma performance no hall principal da Casa Fiat de Cultura, unindo pintura e string art (arte de corda). Em homenagem ao grande arquiteto modernista Oscar Niemeyer será pintado o croqui de “Colunas do Alvorada”, que serviu como referência para outros projetos arquitetônicos de Brasília. A ação integra as atividades paralelas da exposição, que fica em cartaz até o próximo domingo (27), com entrada gratuita. Na mostra, cerca de 50 cadeiras históricas assinadas por grandes nomes do design, provenientes de museus e de coleções particulares, retratam a nova estética que surgiu durante o movimento modernista no Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feijoada do Maranhão
Um dos eventos mais tradicionais de Belo Horizonte, a Feijoada do Maranhão, acontece no próximo sábado (26), das 13 às 18h, no Hotel Dayrell. Diversão e intercâmbio cultural são ingredientes do evento, que completa 32 anos consecutivos na capital mineira, com seis edições em São Luis e uma em Portugal. Em 2023, estão programadas diversas surpresas para os convidados. Entre as atrações musicais, já estão confirmadas as presenças da dupla Márcia e Maciel, Keilagaga e Max e Dedé com um repertório de clássicos do sertanejo, além de uma Bateria da Escola de Samba de Venda Nova e a musa da feijoada Malu Agatão completa para agitar a festa. As camisetas da feijoada estão à venda no Buteco do Maranhão. A Feijoada do Maranhão também acontece em São Luís, data já confirmada dia 28 de outubro de 2023 no Hotel Rio Poty, com uma grande presença de mineiros e maranhenses.
Ouça a rádio de Minas