Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (26/07)!

A banda Evanescence e a casa de espetáculos Arena Hall anunciaram um show extra, no dia 26 de outubro, em Belo Horizonte
Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (26/07)!
A Filarmônica de Minas Gerais apresenta duas obras de Carlos Gomes | Crédito: Bruna Brandão

Obras de Carlos Gomes

Amanhã e sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta duas obras de Carlos Gomes, recém-gravadas pela orquestra no CD dedicado ao compositor e lançado neste ano, “Maria Tudor: Abertura” e “O Escravo: Alvorada”. O programa traz também a “Sinfonia nº 1” e “Titã”, de Mahler, e dois movimentos de uma composição de Alberto Nepomuceno – Série Brasileira: “A sesta na rede” e “Batuque”. A regência é do maestro convidado Neil Thomson. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Natural de Londres, Neil Thomson estudou violino e viola na Royal Academy of Music e regência no Royal College of Music. Desde 2014, é regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmente, está envolvido em um projeto de gravação das 14 sinfonias de Claudio Santoro e obras de diversos outros compositores brasileiros com as orquestras Filarmônica de Goiás, Osesp, Gulbenkian e de Câmara Inglesa para a série Brasil em Concerto, da Naxos.

“Um espírito baixou em mim”

Neste mês a peça “Acredite, um espírito baixou em mim” completa 25 anos em cartaz e para celebrar esta história, haverá uma programação especial de comemoração das Bodas de Prata. Para abrir a comemoração, hoje às 19h, no Palácio da Liberdade, será realizado o lançamento do livro ‘“Acredite, um espírito baixou em mim” a trajetória de um sucesso – edição atualiza’, escrito por Jeferson da Fonseca, e mostra do primeiro episódio (de uma série de três) do documentário “Espírito.doc” que será lançado no próximo sábado (29), às 19h, na Sala Humberto Mauro, do Palácio das Artes. De acordo com Ilvio Amaral, ator e produtor, devido ao sucesso do espetáculo, no início do ano receberam um convite da Rede Minas para a produção de um documentário sobre a história de sucesso do espetáculo. “Ficamos extremamente felizes com o convite. O documentário está lindo com entrevistas inéditas, depoimentos de pessoas que fizeram parte da construção do espetáculo ao longo dos anos, além de muitas histórias”, explica.

Espetáculo faz 25 anos | Crédito: Pedro Vale

Projeto Trem Tan Tan

Após atravessar a cidade levando alegria por vários pontos culturais de Belo Horizonte, o projeto Trem Tan Tan ‘Convida a Loucura em Cena’ se prepara para mais uma ação. Amanhã, a partir das 20h30, o projeto realiza a live “Os desafios dos Dispositivos Antimanicomiais na Cultura”, para comemorar os seus 21 anos de trajetória artística, trazendo o médico e psiquiatra Paulo Amarante, a artista plástica, gestora cultural e professora de artes, Tatiana Cavinato e a usuária da rede de saúde mental de Belo Horizonte e militante da Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam-MG), Silvia Maria Vilarejo. A transmissão será pelo canal do Youtube (https://youtube.com/live/52PDB9pmob0?feature=share). Durante o encontro virtual realizado pelo Trem Tan Tan, os convidados vão debater e refletir questões relevantes e importantes na atualidade para o serviço substitutivo. Ou seja, a respeito das produções culturais desenvolvidas nos dispositivos de saúde mental de Belo Horizonte. Na intermediação do bate-papo e discussão entre os convidados, estará o multiartista Babilak Bah.

“Noites de Jazz”

Nada melhor que uma boa música para acompanhar um jantar agradável com amigos e familiares. Pensando nisso, o restaurante O Jardim (avenida Cônsul Antônio Cadar, 117. São Bento) lança projeto “Noites de jazz” nas últimas quartas-feiras do mês. A estreia será hoje com apresentação musical de César Santos Trio, a partir das 19h. A casa é conhecida por oferecer um ambiente aconchegante, com uma gastronomia de alto padrão. César Santos é cantor, guitarrista, contrabaixista e um requisitado produtor musical. Atuou com conceituados artistas brasileiros, europeus e norteamericanos, como Marisa Monte, Aerosmith, Toninho Horta, Seu Jorge, Roger Daltrey (The Who), Samuel Rosa, Marina Machado, Robertinho Brant e Chico Amaral. Ele prepara um repertório especial para embalar as noites e jantares da casa. Os interessados podem fazer reservas no link disponível no instagram do restaurante (@ojardimrestaurante).

Show extra do Evanescence

Com ingressos esgotados para o show que será realizado dia 25 de outubro, a banda Evanescence e a casa de espetáculos Arena Hall anunciaram um show extra, no dia 26 de outubro, em Belo Horizonte. A turnê, que passará por cinco cidades brasileiras, é um retorno às raízes pesadas da banda”, de acordo com os músicos do Evanescence. “The BitterTruth”, álbum lançado pelo grupo americano em março de 2021 (o primeiro de músicas inéditas em uma década), ganhou os palcos do mundo por meio da turnê, que passará Belo Horizonte. Além da atração internacional, a banda brasileira Ego Kill Talent será abertura nos seis shows no Brasil. A venda de ingressos será aberta hoje 26, às 10h, apenas pela plataforma Eventim. “The BitterTruth”é um reflexo das tragédias pessoais e coletivas vividas pelo Evanescence nos últimos tempos. No âmbito pessoal, a vocalista Amy Lee perdeu um irmão repentinamente e o baixista do grupo, Tim McCord, perdeu uma filha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas