Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (22/08)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (22/08)!
Exposição “Friccionáveis - um processo”, do artista Leonardo Dutra | Crédito: Centro Cultural UFMG/Divulgação

“Como Ler Dalton Trevisan”

O escritor paranaense Dalton Trevisan, conhecido como o vampiro de Curitiba, terá sua obra analisada pelo poeta, professor de literatura e editor Augusto Massi, na sessão de hoje, às 19h, do “Letra em Cena – Como ler Dalton Trevisan”, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas, Massi será entrevistado pelo curador e jornalista do programa literário José Eduardo Gonçalves. Avesso às entrevistas, Massi diz que seria redundante o autor, que é também advogado, concedê-las. “Dalton está de corpo inteiro nos seus contos. Por vezes, inteiramente nu”, observa o palestrante. O ator Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, fará a leitura de textos de Trevisan. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Sympla. A classificação é livre.

Esculturas em metal

O Centro Cultural UFMG abre hoje, às 19h, exposição “Friccionáveis – um processo”, do artista Leonardo Dutra. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 24 de setembro de 2023. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre. A fricção é, paradoxalmente, o mecanismo de sustentação e alteração de poses de uma certa forma de escultura em metal. Também paradoxalmente, essas poses são fotografadas para gerar a ilusão de movimento na ontogênese do cinema. “Apresentamos, em sequência, os diversos fracassos que tensionam a nossa vontade de obter esses friccionáveis, mas que nos mostraram ser incontornáveis”, diz Dutra. Artífice, acadêmico e pesquisador, Leonardo Dutra pesquisa e pratica a apropriação de processos industriais nas artes.

Websérie “Brasilidades”

O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, apresenta, a partir de hoje, às 19, a websérie “Brasilidades”, eixo de teatro digital do projeto lançado em 2021. Em dez episódios, a produção traz um testemunho da diversidade, da autenticidade e da essência do Brasil, em uma homenagem aos vários “Brasis”. Sob a direção de Inês Peixoto, direção de fotografia e montagem de Éder Santos e Barão Fonseca, direção de arte de Márcio Medina, trilha sonora de Tatá Spalla e assessoria de dramaturgia de Rodrigo Penna, “Brasilidades” coloca em cena os atores William Ferreira (Minas Gerais), Sérgio Lulkin (Rio Grande do Sul), Vanessa Dias (Rio de Janeiro), Helena Tezza (Paraná), Lindolfo Amaral (Sergipe), Nara Kelly e Titina Medeiros (Rio Grande do Norte), Cida Falabella (Minas Gerais), Tatiana Tibúrcio (Rio de Janeiro), Miguel Pinheiro (Pará) e Márcia Kambeba (Amazonas), que se unem para homenagear pessoas significativas em suas vidas, cada um escolhendo uma pessoa para ter sua história contada. Os episódios serão apresentadas a cada terça-feira, sempre às 19h. O acesso é gratuito pelo Instagram e pelo Youtube.

“Divagações em Florença”

Florença, cidade italiana que é considerada o berço da arte renascentista, é o tema da exposição de fotografias de Paulo Rossi intitulada “Divagações em Florença”. Como turista e amante da arte, Paulo fez imagens de detalhes da cidade lançando seu olhar bem peculiar sobre o município que é a capital da Toscana. “Quem visitar a exposição não verá a cidade em si, mas uma parte muito pequena de detalhes arquitetônicos e fragmentos de paredes estampados por grafites”, conta. A mostra, que fica em cartaz até 20 de setembro, pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos e feriados, das 8h às 19h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). A classificação é livre. “Como o título diz, são divagações de um turista diletante, solto e ‘perdido’ pela cidade em diversas ocasiões diferentes”, revela Rossi. A série de 150 fotos apresenta imagens produzidas em quatro visitas à cidade nos anos de 2017, duas vezes, 2018 e 2022.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Castelo inflável no BH Shopping

Sucesso absoluto em todos os lugares por onde passa, o Jump Around, maior castelo inflável da América Latina, está de volta pela quarta vez a Belo Horizonte. O brinquedo estará disponível para o público no BH Shopping, até 5 de novembro, sempre de quinta-feira a domingo, das 14h às 20h. A atração, com 2500m², conta com seis escorregadores gigantes, labirintos desafiadores, além de uma mega escalada e uma divertida piscina de bolas. Crianças menores de cinco anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhadas por um responsável maior de idade, que neste caso não é pagante. A cada minuto extra, é preciso pagar R$ 2 em dias úteis e R$ 3 nos finais de semana. Para pessoas com deficiência, é oferecido desconto de 50%, com a entrada permitida de um acompanhante, quando necessário. É preciso apresentar um laudo ou carteirinha que comprove a condição. A capacidade é limitada e sujeita a lotação. É importante chegar com 30 minutos de antecedência ao local para realizar o check-in.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas