Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça-feira (04/07)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça-feira (04/07)!
A Filarmônica de Minas Gerais apresenta duas obras de Carlos Gomes | Crédito: Bruna Brandão

Programa Arrumação

O cantor, compositor, ator e humorista Saulo Laranjeira festeja 35 anos do Arrumação com o público. O programa, exibido pela Rede Minas, prepara edição especial registrada direto do Palácio das Artes com a presença de plateia e artistas convidados. Hoje, às 19h, será gravado o último episódio que celebra as mais de três décadas do programa, com entrada gratuita. Nesta gravação do programa que encerra a temporada, participam Sérgio Pererê, Titane, Artur Andrés Ensemble (Uakti), Ladston do Nascimento, Tuca Graça e o Coral Infantojuvenil Aperam. O espetáculo ainda reserva uma surpresa inédita com o Cefart Big Band e a Cia. de Dança do Palácio das Artes. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do espaço ou pelo site da Eventim “Mais de 2 mil artistas, entre emergentes e artistas consagrados passaram pelo programa ao longo dos seus 35 anos. O projeto é considerado um dos principais arquivos audiovisuais da diversidade artístico-cultural brasileira em Minas Gerais. O programa sempre promoveu o diálogo entre as artes com a essência da cultura brasileira, aquela que encanta, provoca risos e emoções”, explica Saulo Laranjeira.

Recital da Filarmônica

Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais, os alunos da Academia Filarmônica fazem recital gratuito de encerramento das atividades do primeiro semestre de 2023. Participam do recital os músicos e musicistas da Academia Filarmônica: Alexandre Reis (trompa), Ana Luíza Cicarini (harpa), André Inácio (viola), Daniel Miranda (tuba), Déverson Correia (violoncelo), Filipe Costa (contrabaixo), Henrique Rocha (violino), Isadora Vilela (violoncelo), Josafá Ferreira (viola), José Vitor Assis (trompete), Juliana Santos (fagote), Laila Rodrigues (oboé), Luís Umbelino (clarinete), Marcos Alves (percussão), Marcos Fernandes (flauta), Thiago Barros (violino) e Wesley Procópio (trombone). No repertório, obras de Ibert, Brahms, Bottesini, Telemann, com a participação do principal fagotista da Filarmônica e mentor da academia, Adolfo Cabrerizo, Bruch, Schumann, Bernard Andrès, com a participação da principal harpista da Filarmônica e mentora da Academia, Clémence Boinot; Vaughan Williams, Marlos Nobre e Bernstein, esta última com a participação do principal trompetista da Filarmônica e mentor da Academia, Marlon Humphreys-Lima. Ludmila Cunha, Thelma Lander e César Augusto Batista, pianistas convidados, farão acompanhamentos em algumas peças.

LAB Cultural do BDMG

O BDMG Cultural prorroga o prazo de inscrições para o programa LAB Cultural 2023 até o próximo domingo (9). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br. O edital contempla diversas áreas das atividades artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, dentre outras. Em 2023, o programa LAB Cultural inicia o chamamento para sua quarta edição, intitulada “Comunidades Possíveis”, com o objetivo de reunir pesquisas e compartilhar experiências individuais e coletivas. Essa é a primeira vez que o projeto propõe um tema aos artistas, artesãos e demais pessoas envolvidas na preservação de conhecimentos e práticas tradicionais que participarão do programa.

Imigração para os EUA

A SG Global Group, empresa referência no processo imigratório na América Latina, realiza o “On The Web”, um evento on-line, hoje, dia da independência dos Estados Unidos,- às 19h, horário de Brasília, no canal do youtube da Morar EUA. O visto EB2 é o mais procurado por quem é considerado altamente qualificado – profissionais das áreas da saúde, matemática, dados, engenharia e tecnologia, com ensino superior e três a cinco anos de experiência, pelo fato de o índice de aprovação ser muito alto para quem é capacitado. O evento focará nos três grandes pilares no processo de quem quer mudar para os Estados Unidos, como visto, carreira nos EUA e vida na América, com dicas sobre planejamento familiar, dia a dia e os custos envolvidos para viver bem no país.

“E por falar em saudade”

A partir de hoje e até 6 de agosto, a Galeria de Arte do Minas II abriga a exposição “E por falar em saudade”, do artista mineiro Paulo Rosae. A mostra apresenta 12 pinturas abstratas e expressionistas com referência aos artistas americanos da década de 1950/1960, na técnica acrílica sobre tela e colagens feitas com retalhos de pinturas. O nome da exposição é inspirado no verso da canção “Onde anda você”, de Hermano Silva e Vinícius de Moraes. e Paulo diz “que assim como na música, quero falar mais do que a saudade”. Dentre as peças da exposição, o artista destaca a tela “Algumas saudades não morrem” na dimensão 100 x100 cm, na técnica de monotipia (impressão muito simples, em que se consegue a reprodução de um desenho numa prova única). A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. A entrada é franca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas