Veja os destaques da agenda cultural deste fim de semana!

Prêmio Humberto Mauro
As inscrições para o edital de concorrência pública do Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção estarão abertas a partir de hoje e seguem até o dia 7 de agosto de 2023. O edital, criado em 2013, chega à sua oitava edição e dá continuidade à parceria entre BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.
O edital propõe aos realizadores o desafio de pensar um cinema de invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945-2003). O marco do cinema de invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital.
Universo de Portinari
Amanhã, de 10h30 às 12h30, o CCBB Educativo reunirá educadores de instituições públicas e privadas para o “Encontro com Professores”. Dessa vez, o debate gratuito será inspirado pela exposição “Portinari Raros”, em cartaz no CCBB BH até o dia 7 de agosto.
A artista visual e educadora Júlia Azeredo é a convidada desta edição. No encontro, ela vai refletir acerca dos tesouros escondidos, da poesia, dos cheiros e sons e das viagens possíveis no universo de Cândido Portinari que possam ser trabalhados com as crianças pequenas. Azeredo compartilhará ainda seu percurso de trabalho em arte com a educação infantil e trará ideias de como abordar a pintura e o desenho com crianças pequenas.
Em seguida, haverá visita mediada à exposição “Portinari Raros”. Para participar é preciso preencher um formulário de inscrição disponível no site do CCBB BH. Mais informações pelo: 3431-9440 ou 3431-9441.
Projeto “Mano Convida”
Hoje, às 20h30, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe o show do projeto “Mano Convida” em que o cavaquinista Dudu do Cavaco convida o grupo “As Pagodeiras”. Todo valor arrecadado com a venda de ingressos será revertido para programa sociais do Instituto Mano Down.
Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos no site Eventim ou na bilheteria do teatro. A classificação é livre. Nesta 8ª edição do projeto cultural “Mano Convida”, o repertório será de samba, choro e pagode. Com o grupo “As pagodeiras”, quinteto formado por Andressa Hayalla (cantora), Fernanda Vasconcelos (violão e backing), Nathy Sarará (tantan), Priscila Peixoto (cavaquinho e banjo) e Jéssica Helen (pandeiro), o show terá leveza e muita alegria.
O objetivo do projeto é promover a diversidade a partir da música, possibilitando ao público uma experiência musical que contribui com a transformação e justiça social através da cultura e da arte, incentivando o desenvolvimento e incentivo das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais atendidas pelo Instituto Mano Down.
Escaladas históricas
Para muitos mineiros, as montanhas não podem ser admiradas só em fotografias. Desde o início do século XX, foram muitos os que se aventuraram para conhecer os cumes. Atraídos pelas belezas, eles enfrentavam as alturas para vivenciar o encontro com a natureza. Um cineasta assumiu o desafio de resgatar as histórias construídas nos picos do estado e reuniu, em um documentário, depoimentos e registros de escaladores que desbravaram as serras e as cordilheiras.
O filme será exibido hoje, às 23h, no programa Faixa de Cinema, da Rede Minas, que também mostra o curta sobre a expedição de um grupo à Ilha de Trindade, no Espírito Santo. “Rocminas: a (r)evolução da escalada mineira” reúne os montanhistas Fábio Marton, Jacintho Álvares e Rodolfo Koeppe que subiram lugares considerados difíceis nas décadas de 1960 e 1970.
Eles falam sobre as antigas expedições, os grupos que se aventuravam nas montanhas e os equipamentos e técnicas diferentes daquelas usadas nos dias de hoje. O diretor da obra, Diego Lara, resgatou um acervo histórico de fotos e até um jornal de 1919 e mostra, no filme, a prática da escalada na época.
Prêmio Liga Steam
Foram prorrogadas até o dia 28 de junho as inscrições para o Prêmio Liga Steam 2023. Professoras e professores de escolas públicas de educação básica de todo o Brasil, da educação infantil, a partir da faixa etária de quatro anos, e do ensino fundamental e médio terão maior prazo para se prepararem para participar de um dos maiores eventos educacionais do Brasil.
Os projetos produzidos com apoio de formação on-line devem ser apresentados até o dia 9 de julho. Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Liga Steam023 visa incentivar o desenvolvimento de projetos Steam nas escolas brasileiras.
Essa abordagem pedagógica é muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, e desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia.
Ouça a rádio de Minas