Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (12/08)!

“O presidente pornô”
Um romance hilário, ousado e diferente de tudo o que já se viu. Parece invenção, mas é (quase) tudo nossa história. Assim a escritora Bruna Kalil Othero define sua obra de estreia no romance, “O presidente pornô”, que será tema, em agosto, da série Livro do mês da AML. O bate-papo acontece na terça-feira (15), às 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras. A entrada é gratuita. No livro, numa pátria chamada Plazil, Bráulio Garrazazuis Bestianelli elegeu-se presidente. Neste misto de ficção histórica e pornochanchada política, acompanhamos desde a infância do protagonista até a instauração de uma ditadura autoproclamada, em episódios que certamente soarão familiares ao leitor. Isso porque, para construir Bráulio, Bruna Kalil Othero mergulhou em nossa história republicana e pinçou características de todos os homens que ocuparam o mais alto cargo de poder. Já o que acontece entre quatro paredes fica por conta da autora.
“Novo cinema ibero-americano”
O Instituto Cervantes, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e com a colaboração do Festival de Huelva de Cinema ibero-americano, realiza a mostra de cinema “Novo cinema ibero-americano – Histórias que não te contaram”, no sábado (12) e domingo (13). As sessões gratuitas e presenciais ocorrem a partir das 19h, no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza. O programa apresenta a diversidade e a força dos filmes realizados no continente. A produção em língua espanhola desta vasta região tem um grande alcance nos festivais internacionais e enche as salas de cinema de todo o mundo. A mostra aborda mais de perto cinematografias ibero-americanas menos conhecidas do grande público, como o cinema peruano e dominicano. Além disso, inclui obras da Argentina e da Colômbia, cujas cinematografia tem tido um enorme destaque desde o final do século passado.
Festival Toca na Favela
Até o próximo dia 20, o CCBB BH recebe a potência da cultura das periferias e favelas com a segunda edição do Festival Toca na Favela, que oferece programação gratuita com mesas de debate, shows, apresentações artísticas, oficinas, exibições de filmes, roda de conversa, atividades infantis, e muito mais. No sábado (12), das 10h às 12h30, o criador de conteúdo F Vianna será responsável por um dos workshops denominado “Fazendo juntes”, com uma oficina de criação de conteúdo utilizando o celular como principal ferramenta. Das 14h às 16h30, será realizada a segunda atividade do “Fazendo Juntes”, que irá abordar o tema “Mixagem e Pesquisa musical – Música eletrônica periférica”, com a artista, DJ e produtora musical Marta Supernova (SP). Todas as atividades formativas contarão com inscrições prévias. Outra atração do dia será a exibição do longa-metragem “Marte 1”, das 14h às 17h, em uma sessão comentada, com participação do diretor Gabriel Martins e mediação de Artur Ranne, no Teatro I. Também está prevista, no Teatro II, a partir das 17h, a Festa Kebra.
“Vou te dar um papo”
No domingo (13), das 14h às 16h, será realizada no CCBB BH a roda de conversa «Vou te dar um papo», com Marciele Delduque, fundadora da Rede Marianas Mulheres Que Inspiram, que hoje envolve mais de 1.000 mulheres empreendedoras, e coordenadora da Cufa – Central Única de Favelas. Também participam da conversa o publicitário Filipe Thales, fundador do movimento Viva Lagoinha, e a antropóloga Janaina Damasceno, professora da Uerj e UFF e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afro Visualidades Estéticas e Políticas da Imagem Negra e o multiartista e fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha, Kdu dos Anjos, no Teatro I. Ainda no domingo, entre 16h e 17h30, acontece um bate-papo sobre o livro “Nunca foi sorte, sempre foi poesia”, de MC Martina, artista carioca cria do Complexo do Alemão, com exibição do curta-metragem homônimo, no Teatro II. Das 17h às 18h30, acontece o “Pocket Show” do multiartista Akin Zahin, na área externa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“As Aventuras de Matias”
Sucesso entre idosos e crianças, “As Aventuras de Matias” é uma história divertida e musical que, a partir do teatro de bonecos, constrói um mundo cheio de fantasias sobre o fundo do mar. Em circulação desde 2018, a peça é inspirada em histórias vividas pela dramaturga Conceição Rosière com seu neto Matias. O espetáculo será apresentado no domingo (13), às 16h, no Teatro Sesi Minas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipamente via Sympla. Uma avó de primeira viagem disposta a nutrir a imaginação de seu netinho. Esta é a história da bonequeira Conceição Rosière, dramaturga de “As Aventuras de Matias”, que decidiu transformar em espetáculo, os recortes da convivência com seu neto.
Ouça a rádio de Minas