Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (04/08)!

“Dinamarca” no Galpão Cine Horto
Com a aclamada “Dinamarca”, o Grupo Magiluth faz apresentações hoje e amanhã, às 20h, e no domingo (6), às 19h, no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto). A peça do grupo pernambucano, que nasceu a partir da observação do contexto político do Brasil em 2018, se inspira no clássico de Shakespeare para criticar a alienação dos grupos privilegiados e bolhas sociais. Giordano Castro, dramaturgo responsável por “Dinamarca”, explica que a ideia inicial era fazer um próprio Hamlet, já que a peça pode ser vista de diversos ângulos, sendo ao mesmo tempo sobre drama do próprio Hamlet, a relação entre aquelas figuras ou até um olhar político daquele contexto. Mas a ideia tomou outra forma quando, observando o cenário da democracia brasileira na época, a veia política falou mais alto. O Magiluth é um grupo de teatro que busca estar sempre em diálogo com o momento presente, tentando fazer de seus trabalhos um recorte do seu tempo. Para isso, busca como referências, obras atemporais.
“O Porteiro”
Uma das comédias de maior sucesso no Brasil, vencedor do prêmio Fita e indicado ao Prêmio do Humor idealizado por Fábio Porchat, o espetáculo “O Porteiro”, com o ator Alexandre Lino, faz única apresentação no Centro Cultural Unimed BH Minas amanhã, às 21h. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia), com gratuidade exclusiva para os porteiros que comprovarem que são profissionais da área. Com direção de Paulo Fontenelle, que também assina o texto, a montagem faz uma grande e divertida homenagem a todos os porteiros do Brasil. A comédia já passou por diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Distrito Federal. Com sessões lotadas e sucesso de crítica, o espetáculo também cumpriu circuito de festivais.
“Pão, linhagem e costura”
Amanhã, a partir das 11h e até 14h30, no Instituto Undió. será realizada abertura da mostra “Pão, linhagem e costura”, realizada por Thereza Portes, professora da Escola Guignard – Uemg e gestora do Instituto Undió (rua Padre Belchior, 280, Centro). A abertura da mostra será um evento especial, durante o acontecimento, a tradicional mesa de café oferecida na calçada do instituto será ampliada para outras cinco mesas espalhadas pelo quarteirão da rua Padre Belchior, proporcionando uma grande intervenção com a participação ativa da comunidade local. O projeto tem como base a intervenção de arte chamada Mesa de Thereza, que já faz parte do cotidiano da Região Metropolitana de Belo Horizonte desde 2010. Este trabalho é resultado da pesquisa de mestrado da artista, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Uemg.
Sexualidade feminina
Quatro em cada dez mulheres se queixam da falta de desejo sexual. Os dados são apontados em pesquisas que mostram que a falta de libido é um problema feminino recorrente e ainda cercado de tabus. Fadiga, estresse, uso de medicamentos e a pressão provocada pela ditadura da beleza. Esses são apenas alguns dos fatores que podem desencadear o problema e que são colocados em discussão no programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, hoje, às 17h. Para falar sobre o assunto, a jornalista Sabrina Damasceno conversa com Naiara Graciane, psicóloga e sexóloga, e Clarissa Silveira, ginecologista especialista em saúde sexual. No programa, elas vão falar sobre a importância de entender o desejo sexual e como reverter a falta de libido. O programa pode ser visto também, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Modernos Eternos
O DiamondMall recebe até 5 de setembro a Ação Street da Modernos Eternos BH, que neste ano reúne dez peças de design inéditas, assinadas por profissionais de destaque do mercado mineiro, entre arquitetos e designers de produto e interiores. As obras, expostas no Piso L3, com entrada gratuita, foram confeccionadas por artesãos da região de Barão de Cocais, durante uma série de oficinas de capacitação em técnicas de construção de mobiliários, adornos e peças utilitárias, promovidas pelo Projeto Bamboo. Apoiada pela Gerdau, a iniciativa tem o objetivo de estimular o emprego do material versátil e sustentável e geração de renda em regiões periféricas ricas nessa matéria-prima, que é abundante no Estado. Entre os trabalhos, todos com o bambu e o aço , estão a “Cadeira Leve”, assinada por Flávio Negrão, da Becus Design; o “Banco Gerbu”, de autoria de Fernando Hermanny, da HG Arquitetura; e a “Taquara”, peça inspirada na infância de Juliana e Sérgio Stark, do Stark Studio.
Ouça a rádio de Minas