Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (18/07)

Por meio de audiências públicas hoje e na quinta-feira, interessados poderão tirar dúvidas sobre revitalização da Serraria Souza Pinto
Veja os destaques da agenda de eventos desta terça (18/07)
Processo de concessão da Serraria Souza Pinto terá encontros com a sociedade civil para tirar dúvidas | Crédito: Adobe Stock / Edson

Processo de concessão da Serraria Souza Pinto

Com o objetivo de tornar cada vez mais transparente o processo de concessão da Serraria Souza Pinto, a Fundação Clóvis Salgado irá promover encontros com a sociedade civil em julho. Por meio de audiências públicas que serão realizadas hoje e na próxima quinta-feira, nas modalidades virtual e presencial, respectivamente, todos os interessados poderão sanar dúvidas sobre essa iniciativa que visa a modernização e revitalização da Serraria e, consequentemente, a potencialização das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. A primeira audiência será no formato virtual, hoje, das 10h às 12h30. Já a sessão presencial ocorrerá na quinta-feira, das 10h às 12h30, na Sala de Reuniões do edifício sede da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. O evento também prevê a participação de representantes da FCS e das demais secretarias e autarquias governamentais envolvidas na concessão da Serraria Souza Pinto, além de manifestações orais das organizações interessadas na licitação.

“Filarmônica em Câmara”

Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais, músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais fazem mais uma apresentação da série “Filarmônica em Câmara”, que se inicia com a obra “Quarteto para clarinete e trio de cordas”, de Penderecki, interpretada por Rodrigo de Oliveira, no violino, Marcus Julius Lander, no clarinete, Flávia Motta, na viola, e Camilla Ribeiro, ao violoncelo. Os músicos Israel Muniz, no oboé, e Sérgio Aluotto, na percussão, executam “Taniquetil”, de Lino Guerreiro. As musicistas Cássia Lima, na flauta, e Clémence Boinot, na harpa, interpretam a “Sonata para flauta e harpa”, de Lowell Libermann. A última obra da noite é “Trio para clarinete, viola e piano, K. 498”, de Mozart, formado com a clarinetista Alexandre Silva, o violista Nathan Medina e pianista Ayumi Shigeta. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

“Patrimônio Entre Tempos”

Investigar os tempos do patrimônio e pensar sobre os criadores dos lugares e instituições que o compõem são os objetivos principais do seminário “Patrimônio Entre Tempos”, que será promovido pela Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (EOTM), em parceria com o Instituto de Ciência Humanas e Social (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento acontece hoje, das 9h30 às 18h. Sob a premissa de que os tempos do patrimônio não se limitam ao passado, o encontro reúne pensadores e praticantes do patrimônio que falam desde lugares de saber mais formalizados, como a universidade e as instituições de memória, por exemplo, aos menos estruturados institucionalmente, como os grupos culturais em atuação na cidade. A programação inclui uma caminhada por Mariana, às 9h30, com olhar sobre o patrimônio; uma mesa de debate sobre a vida urbana, patrimônio, desigualdades e a diferença; e uma roda de conversa e rima sobre a ocupação contemporânea da cidade.

Atividades do CCBB Educativo

Para aqueles que procuram um programa mais interativo para a criançada nas férias escolares, o CCBB Educativo possui diversas atividades gratuitas que possibilitam aos pequenos aprender sobre arte de maneira divertida. Neste mês, a programação é inspirada na exposição “Portinari Raros”, que reúne cerca de 200 obras de um dos mais célebres artistas brasileiros de todos os tempos. O CCBB Educativo oferece, dentre outras atividades: “Hora do Conto”, “Laboratório de Práticas Criativas”, “Livro Vivo”, “Pequenas Mãos”, “Ações Sensoriais” e “Pequeníssimas Mãos”. Na Hora do Conto, o CCBB Educativo traz o espetáculo “Histórias Brincantes”, que estimula o público a pensar em suas brincadeiras favoritas e também na história por trás de cada uma delas. Inspirado pelos brinquedos, jogos e crianças brincantes da trajetória artística de Portinari, o espetáculo convida o público a formar uma grande roda e a conectar as diferentes maneiras de brincar dos espectadores. A ação ocorre nas quintas-feiras, sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h e 16h, no CCBB Belo Horizonte.

“Olhar Desmedido”

A Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta a exposição que reúne 73 fotografias de Rui Cézar, sob a curadoria de Paulo Rossi. Intitulada “Olhar Desmedido”, com patrocínio master do Instituto Unimed-BH, o visitante poderá contemplar, gratuitamente, o jeito de Rui apreciar paisagens, arquitetura, retratos e relíquias. O artista afirma que os fotógrafos não capturam imagens, “fazemos afirmações, proposições, apontamos para algo”, destaca. A exposição pode ser visitada até 15 de outubro. A Galeria de Arte é aberta ao público  de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h. A classificação é livre. Rui Cesar Santos, notadamente, está entre os fotógrafos brasileiros mais conhecidos e prestigiados pela qualidade de seu trabalho”, afirma o curador Paulo Rossi, que também é responsável pela expografia da mostra e do Centro de Memória do Centro Cultural Unimed-BH Minas. “O olhar particular de Rui Cézar, como fotógrafo, trouxe para o universo da fotografia um discurso amplo, inovador e bastante diversificado”, atesta. O artista diz que vem da emoção as suas obras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas